Resgate tipográfico - delimitações, características e prática no design de tipos - 1ª Edição | 2022
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Marca:: Blucher
Modelo:: Livro
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Edição: 1ª Edição
Autor: Érico Carneiro Lebedenco
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786555060959
Data de Publicação: 31/08/2022
Formato: 24 x 17 x 1 cm
Páginas: 144
Peso: 0.25kg


Sinopse

O assunto deste livro é a prática do resgate tipográfico no design de tipos. Objetiva-se a elaboração de um referencial teórico-metodológico para o estudo e a produção de fontes digitais. Embora essa atividade seja vista na tipografia há muitos anos, as informações disponíveis são fragmentadas e, por vezes, subjetivas. Com esta obra, busca-se investigar as características fundamentais da prática, as diferentes abordagens, segundo designers de tipos, e sua relevância em um contexto latino-americano de design. Trata-se do resultado de uma pesquisa exploratória qualitativa, na qual foram empregados diferentes procedimentos metodológicos. Durante a pesquisa, o estudo bibliográfico no campo do design gráfico e da tipografia foi complementado com o uso de questionários semiestruturados para entrevistas com designers brasileiros e estrangeiros. Também, incluíram-se estudos de caso com resgates tipográficos desenvolvidos por designers de países da América Latina. As entrevistas e os casos permitiram o entendimento do fenômeno, evidenciando a natureza multidisciplinar da prática. A natureza dos resgates vai além do saudosismo ou da cópia, uma vez que a atividade oferece oportunidades para a interpretação do passado, possibilitando a construção de novos significados nas formas das letras.
Resgatando tipos, recuperando memórias

Introdução


1. Delimitações e conceitos relevantes
1.1 Sobre a nomenclatura adotada
1.2 Resgate tipográfico no contexto do design
1.3 Contribuição para a memória tipográfica

2. Condições e características para o resgate tipográfico
2.1 Motivações para o resgate
2.2 Tecnologia, temporalidade e fidelidade
2.3 Considerações sobre a prática
2.4 Apropriação e ética

3. Amostras da produção latino-americana
3.1 Critérios para o levantamento
3.2 Lagarto, de Gabriel Martínez Meave
3.3 Samba, de Tony de Marco e Caio de Marco
3.4 Espinosa Nova, de Cristóbal Henestrosa
3.5 Loreto, de Eduardo Rodríguez Tunni e Pablo Cosgaya
3.6 Legitima, de César Puertas
3.7 The Erbar Revival (dT Jakob), por tipos Gustavo Soares e Eduilson Coan



Considerações finais

Referências

Índice remissivo
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: design, design gráfico, tipografia, design de tipos, fotografia, resgate tipografico, memória tipográfica, tecnologia, IED, Instituto Europeo di Design, ADG Brasil, Bienal Brasileira de Design Gráfico, DiaTipo, DiaCrítico, Design MCB, Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira