Políticas de educação em debate - 1ª Edição | 2021
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Marca:: PACO EDITORIAL
Modelo:: Livro
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Edição: 1ª Edição
Autor: Andreia Menarbini (Organizador) | Aline Belli Legramandi (Organizador) | Manuel Tavares (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786558402312
Data de Publicação: 01/02/2021
Formato: 21 x 14 x 2.2 cm
Páginas: 440
Peso: 0.78kg


Sinopse

A obra Políticas de Educação em debate, como o próprio título indica, trata da ampliação do debate sobre as políticas educacionais formuladas para os diversos campos de aplicação, visando contribuir para a problematização das questões fundamentais para a compreensão da educação. Organizado em quinze capítulos devidamente contextualizados, o livro traz profundas reflexões ao problematizar questões como regulação, financiamento e formação de professores, expressando parte da luta e resistência dos trabalhadores da educação, além de proporcionar uma compreensão sobre a educação no amplo campo das relações de poder instituídas.
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
PARTE I. POLÍTICAS NACIONAIS E AGÊNCIAS MULTILATERAIS DE REGULAÇÃO
1. Uma nova ordem educativa mundial: os paradoxos da regulação
2. A construção de uma escola cidadã: limites e possibilidades um estudo sobre uma escola pública de São Paulo
3. Direito à educação e assistência estudantil na educação superior: o princípio da gratuidade ativa
4. A educação de tempo integral como elemento de mudança: o paradigma da proteção integral em meio às reformas educacionais
5. A influência do banco mundial no plano municipal pela primeira infância (2018-2030) da prefeitura de São Paulo - uma estratégia de privatização em processo
6. Autonomia e gestão acadêmica no contexto da privatização mercantil-financeira: entre princípios pedagógicos e a paixão pelo lucro
PARTE II. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
7. Formação continuada de professores da educação superior: revisão da literatura e estado da arte
8. Direito à alfabetização: um direito mitigado
9. Agências multilaterais de regulação: uma abordagem teórica sobre as políticas de formação continuada de professores
10. Educação superior no brasil e a formação do professor para a educação básica
PARTE III. POLÍTICAS DE ACESSO, INCLUSÃO E AVALIAÇÃO
11. Uma contribuição conceitual acerca da inclusão: conceitos-ferramenta que tensionam o debate
12. Educação inclusiva: o papel dos marcos regulatórios para a formulação de políticas educacionais para estudantes com deficiência
13. A concepção de erro no processo de avaliação da aprendizagem no contexto da progressão continuada
14. Influências internacionais nas avaliações em larga escala (SAEB)
15. A avaliação da aprendizagem na educação a distância
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Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: EDUCAÇÃO, POLITICAS NACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, AGENCIAS MULTILATERAIS, POLITICAS EDUCACIONAIS, ENSINO MEDIO