Edição: 1ª Edição
Autor: Ana Paula de Freitas (Organizador) | Daniela Dias dos Anjos (Organizador) | Milena Moretto (Organizador) | Ana Cristina Vizelli (Colaborador) | Cassia Helena Benaglia Fattori (Colaborador) | Claudia Adriana Silva de Mello Carvalho (Colaborador) | Cibele Moreira Monteiro (Colaborador) | Daniel Novaes (Colaborador) | Débora Reis Garcia (Colaborador) | Eduardo Manuel Bartalini Gallego (Colaborador) | Eliane Antonia de Castro (Colaborador) | Ermelinda Maria Barricelli (Colaborador) | Evani Andreatta Amaral Camargo (Colaborador) | Fabiana Maio (Colaborador) | Gilmar dos Santos Sousa Miranda (Colaborador) | Júnia Garcia França Mota (Colaborador) | Kátia Diolina (Colaborador) | Laine Cristina Forati de Alencar (Colaborador) | Marcos Valério Ferrari (Colaborador) | Maria Inês Bacellar Monteiro (Colaborador) | Nelcy Teresinha Lubi Finck (Colaborador) | Rita de Cássia Bento Manfrim (Colaborador) | Rodrigo Barbuio (Colaborador) | Rosangela Eliana Bertoldo Frare (Colaborador) | Sara Cristina Marques Amâncio (Colaborador) | Silvia Iuan Lozza (Colaborador) | Viviane Caodaglio da Silva (Colaborador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786558403241Data de Publicação: 01/04/2021
Formato: 21 x 14 x 1.9 cm
Páginas: 380
Peso: 0.5kg
Sinopse
Este livro fornece importantes reflexões sobre as implicações teóricas e práticas que abrange o processo de formação de professores. Ao longo dos capítulos são apresentados estudos teóricos aprofundados, que passam por diversas modalidades de ensino do infantil ao EJA, sobre temas diversos e necessários relacionados ao o panorama educacional.
Prefácio
1. A trajetória do grupo de pesquisa relações de ensino e trabalho docente: entretecendo histórias
2. Memorial de formação: constituição de sentidos por meio da perspectiva histórico-cultural
3. Do projeto aos dados da pesquisa: reflexões sobre as vivências de uma pesquisadora-supervisora de estágio
4. Por entre linhas da história: caminhos e subjetividades que constituem uma professora
5. Estágio supervisionado na educação infantil e a percepção dos espaços escolares: uma análise a partir das vozes de graduandas do curso de pedagogia
6. A instrução ao sósia na atividade do assistente social
7. Prescrições inclusivas e a formação de professores
8. Estágio extracurricular no contexto da educação inclusiva: movimento reflexivo de um grupo de estudos
9. O trabalho de uma professora de matemática perante as prescrições referentes às avaliações externas: entre o prescrito, o realizado e o real
10. Desdobramentos de uma vivência em clínica da atividade: uma realidade no ensino a distância
11. Marcas da trajetória histórica da educação de jovens e adultos (Eja)
12. Sentidos do ensino superior para os estudantes de graduação
13. O trabalho do professor na educação a distância e a relação ensino: aprendizagem no contexto do ensino superior
14. O discurso sobre trabalho na voz de sujeitos com deficiência
15. Narrativas de uma aluna com deficência intelectual sobre as aulas de educação física
16. O processo de escolarização de um aluno com transtorno do espectro do autismo sob o viés da perspectiva histórico-cultural
17. Olhares sobre adolescentes com transtorno do espectro autista: análise de publicações na área de educação
18. Educação, tecnologia e mediação: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a sociedade da informação e do conhecimento
Sobre os autores