Edição: 1ª Edição
Autor: Alisson Slider do Nascimento de Paula
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089561
Data de Publicação: 22/02/2021
Formato: 21 x 14 x 1.5 cm
Páginas: 296
Peso: 0.362kg
Sinopse
A presente obra vai explorar a hipótese de que a lógica da hegemonia financeirizada condiciona a constituição de uma miríade de políticas, medidas e mecanismos que, sob uma concepção ideológica, tornam factíveis os processos de mercadorização da educação superior, com isso, engendram um mosaico que tem como base duas formas de mercadoria da educação superior e suas perversas implicações para os cursos de formação de professores/licenciaturas. Nessa acepção, o referido trabalho busca analisar o padrão do capitalismo acadêmico brasileiro e seus reflexos nos cursos de licenciaturas. Com efeito, é preciso explorar a problemática desse tema para que seja exequível expor sua relevância, no tocante a pesquisa científica para os educadores brasileiros e para classe trabalhadora. O mosaico do capitalismo acadêmico empreende uma complexa teia de relações entre instituições financeiras que afetam diretamente a formação de professores. Não apenas no tocante os cursos, contudo, a própria formação que, em virtude de uma suposta “Sociedade do Conhecimento”, o conhecimento demandado para o capital deve ser aquele imbuído de elementos utilitários, oriundos da Theory Capital Humain.
SUMÁRIO
PREFÁCI 9
Glenn Rikowski
INTRODUÇÃO 17
capítulo 1
A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA O CICLO REPRODUTIVO DO CAPITAL 31
capítulo 2
HEGEMONIA FINANCEIRIZADA E A PARTICULARIDADE DO MERCADO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA 75
capítulo 3
CAPITALISMO ACADÊMICO, FORMAÇÃO DE OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E A PROCESSSUALIDADE DO CAPITAL FICTÍCIO NO BOJO DA EDUCAÇÃO-MERCADORIA 141
capítulo 4
IMPLICAÇÕES DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA 221
À GUISA DE CONCLUSÃO 265
REFERÊNCIAS 273