Edição: 1ª Edição
Autor: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089660
Data de Publicação: 20/10/2021
Formato: 21 x 14 x 1.9 cm
Páginas: 324
Peso: 0.397kg
Sinopse
Construir a epistemologia da práxis na formação de professores é fenômeno complexo que nos desafia não apenas a “teorizá-la”, mas vivenciá-la em nosso cotidiano, assumindo posturas contra hegemônicas nas formas como se lê, como se pensa e como se age no mundo, preocupada não apenas sobre como fazer, mas por que, com quem, para quem, em que contexto, de forma crítica e direcionada por um projeto coletivo de sociedade. A práxis envolta pela unidade teoria e prática se faz orientada pela ação intencional e dialética da vida. Assume uma postura referenciada em um trabalho pedagógico e educativo de unicidade do ensinar-aprender, escola-universidade, conhecimento e humanidade, enquanto pares dialéticos que nos leva a aprimorar e transformar a realidade no sentido da emancipação humana. Ao longo dos últimos 10 anos de GEPFAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores/Pedagogos), sob a orientação da Profa. Kátia Curado, vivenciamos enquanto estudantes da graduação ao doutorado a construção dialética da epistemologia da práxis, nos espaços de discussão, de aprendizado, de escrita, de escuta e de muito estudo. Cada um de nós que chegou, trouxe e leva um tanto e constrói, na relação enquanto grupo que pensa, trabalha, se relaciona em sociedade e luta por um projeto de formação de professores consciente e emancipador. Os desafios são muitos, e estão relatados nesta obra como pedras que nos atravessam o caminho. Mas também nos mostra que estes desafios passarão, nós passarinho.
SUMÁRIO
PREFÁCIO 9
Sandra Valéria Limonta Rosa
APRESENTAÇÃO 13
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
capítulo 1
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃODE PROFESSORES DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA
EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS 9
Ânderson Jésus da Silva
capítulo 2
EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS: REFERÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 49
Fabiana Margarita Gomes Lagar
capítulo 3
CLASSE, GÊNERO, RAÇA-ETNIA E O TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS DE ARTICULAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS 69
Fernando Santos Sousa
capítulo 4
Apropriar, produzir, transformar e ensinar: a dimensão epistemológica na formação de professores 89
Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima
capítulo 5
OS SENTIDOS POLÍTICOS ATRIBUÍDOS À FUNÇAO SOCIAL DA ESCOLA PELOS PROFESSORES INICIANTES NA CARREIRA 116
Deise Ramos da Rocha
capítulo 6
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS 137
Viviane Carrijo Volnei Pereira
capítulo 7
EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 161
Renato Barros de Almeida, Rodrigo Fideles F. Mohn e Rosiris Pereira de Souza
capítulo 8
SENTIDOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DOCENTE: O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO/PNEM 183
Alessandra Batista de Oliveira
capítulo 9
MARCAS DO SER SOCIAL PROFESSOR NO INÍCIO DA VIDA PROFISSIONAL 205
Quérem Dias de Oliveira Santos
capítulo 10
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO NÍVEL STRICTO SENSU E A PRÁXIS COMO PRINCÍPIO FORMATIVO 233
Dayse Kelly Barreiros de Oliveira
capítulo 11
O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E AS CATEGORIAS PARA EXPLICAÇÃO DA REALIDADE: CAMINHOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO 251
Leonardo Bezerra do Carmo
capítulo 12
INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁXIS EDUCATIVA COMO VIA DIALÉTICA DA TRANSFORMAÇÃO 273
Priscila Bastos Braga dos Santos
capítulo 13
A PRÁXIS CRÍTICO-EMANCIPADORA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUCTOS EPISTEMOLÓGICOS 297
Andréa Kochhann
SOBRE OS AUTORES 319