Tecnologias móveis, neurocognição e aprendizagem matemática - 1ª Edição | 2021
R$62,00
2x de R$31,00    
1x R$62,00 sem juros 2x R$31,00 sem juros

Modelo:: Livro
Produto em estoque


Calcule o frete para sua região

Edição: 1ª Edição
Autor: Marcelo Bairral
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089776
Data de Publicação: 20/09/2021
Formato: 21 x 14 x 1 cm
Páginas: 176
Peso: 0.256kg


Sinopse

Caro leitor, o livro que você está prestes a ler oferece uma jornada pelo complexo mundo da Educação com tecnologias. Mesmo além do ensino e da aprendizagem, há um apelo a uma Educação Matemática gratuita, acessível e solidamente fundamentada com base em observações de alunos, licenciandos ou professores em formação. A obra é inspirada em grande parte por pesquisas realizadas ao redor do mundo e que tentam levantar um véu para lançar luz sobre esse ato, tão simples a priori, de transmitir o conhecimento adquirido e acumulado em séculos de história. Mas transmiti-los em uma época em que o progresso técnico às vezes vai mais rápido que o desenvolvimento harmonioso dos laços sociais questiona inevitavelmente a educação matemática em seu contexto político. E, diante da complexidade, métodos ou receitas simples não são sustentáveis. Como o sociólogo Mauss (1925) disse, a Educação é um fato total, o que significa que a didática ou as ciências da educação ou da sociologia ou ... podem capturar apenas parte desse fato total. Assim, trabalhar no campo da pesquisa educacional exige ser humilde e levar em conta essa complexidade. É também uma reivindicação epistemológica que está na origem do posicionamento da pesquisa. O autor deste livro participa, observa, analisa, critica e revela uma visão política, no sentido nobre do termo da Educação, propondo respostas complexas, mas cientificamente estabelecidas, a essa questão universal.
SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 11
Janete Bolite Frant

PREFÁCIO 13
Gilles Aldon

INTRODUÇÃO 17

I. CONCEITOS, INTERAÇÕES E TECNOLOGIAS 21

II. TOQUES E MANIPULAÇÕES COMO DIMENSÕES CORPORIFICADAS DA COGNIÇÃO MATEMÁTICA 57

III. DIMENSÕES A CONSIDERAR NA PESQUISA E NO ENSINO COM DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS 77

IV. JUSTIFICANDO, ARGUMENTANDO E PENSANDO COM UM DISPOSITIVO MÓVEL 105

V. QUANDO A POLÍTICA CURRICULAR CAMINHA NA CONTRAMÃO E COM MUITOS TOQUES DE RETROCESSO 129

VI . TOQUES QUE TOCAM E QUE NÃO SE CALAM 159

REFERÊNCIAS 163
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: 9786586089776, cognição, matemática, estudo e ensino