Edição: 1ª Edição
Autor: Geam Karlo-Gomes (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089851
Data de Publicação: 01/10/2021
Formato: 21 x 14 x 1.3 cm
Páginas: 196
Peso: 0.25kg
Sinopse
Em seu processo de produção e leitura do texto literário, o homem dá sentido ao mundo. Esse processo é social, pois permite experiências de vida por meio da materialidade expressa nas palavras do outro ou sobre o outro. Assim, desenvolver o letramento literário é compartilhar, em contexto social da leitura e da escrita, da experiência de construção literária de sentido. Nesta proposta, na contramão de uma tradição escolar da historicização da literatura e de seu uso pedagógico unilateral de acesso ao universo da escrita, buscamos registrar experiências de leitura e produção de textos literários, em que a literatura é vista como uma necessidade humana universal diante de seu imprescindível papel na forma
SUMÁRIO
PREFÁCIO 7
Renata Junqueira de Souza
O ENSINO DA LITERATURA COMO LEITURA LITERÁRIA 15
PARTE I – A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
1 - A LITERATURA NA ESCOLA: POR QUÊ? PARA QUÊ? 33
José Augusto Cardoso Bernardes
2 - A FANTASIA E A BRINCADEIRA NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO FICCIONAL NA VIDA DOS BEBÊS 53
Celia Abicalil Belmiro e Cristiene Leite Galvão
3 - CONVERSAS LITERÁRIAS COM CRIANÇAS SOBRE DIFERENÇAS E TEMAS POLÊMICOS 67
Rosa M. Hessel Silveira, Edgar Roberto Kirchof e Iara Tatiana Bonin
4 - NÃO É QUASE A MESMA COISA: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE ADAPTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL 83
Andréa Antolini Grijó
5 - O MEU PÉ DE LARANJA LIMA: LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 95
Alessandra Barbosa e Elisa Maria Dalla-Bona
6 - A LEITURA DE POESIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS 109
Maria do Socorro Pinheiro
PARTE II – A LEITURA LITERÁRIA NA UNIVERSIDADE
7 - EDUCAÇÃO LITERÁRIA COMO EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA AULA DE INGLÊS COMO L2: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA ESPANHOLA 125
Agustín Reyes-Torres e Ana García-Arroyo
8 - O LETRAMENTO LITERÁRIO EM GRUPO DE ESTUDO: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES 137
Geam Karlo-Gomes, João de Sá Araújo Trapiá Filho e Andrea Maria da Silva
9 - LITERATURA NO CURSO DE LETRAS: É PRECISO FORMAR PROFESSORES LEITORES 157
Daniela Segabinazi
PARTE III – A LEITURA LITERÁRIA DEPOIS
10 - DA ESCOLA E DA UNIVERSIDADE O UNIVERSO LITERÁRIO E OS LEITORES CORPORIFICADOS: REVISITANDO AS PALESTRAS RADIOFÔNICAS DE NORTHROP FRYE DE 1962
Deanne Bogdan e Sean Foley 171
OS AUTORES 189