Edição: 1ª Edição
Autor: Alessandra Nicodemos
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786587782355
Ano de Publicação: 2020
Formato: 21 x 14 x 2 cm
Páginas: 400
Peso: 0.5kg
Sinopse
Esta obra se materializa a despeito de todo o processo de sucateamento e desmonte nas políticas públicas educacionais, que atravessamos no tempo presente. Sua realização se coloca a favor da construção coletiva, da resistência e da esperança, efetivadas nos fazeres na escola e potencializando o lugar dos professores-pesquisadores de seus cotidianos e agora também, como autores desses saberes e fazeres, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados pela Educação e pela EJA.
Apresentação
Prefácio
PARTE 1 – JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. As trajetórias escolares de jovens que chegam à Educação de Jovens e Adultos
2. A juvenilização na EJA: um exercício ético de compreender a juventude que habita uma escola de EJA
3. Experiência docente na escolarização de adolescentes e jovens em espaços de privação de liberdade
PARTE 2 – CONHECIMENTOS DISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
4. A construção de um planejamento pedagógico para aulas de Matemática em turmas de EJA a partir das experiências profissionais e cotidianas dos alunos
5. Mulheres (in)visíveis: problematizando a invisibilidade de personagens femininas no ensino de história da Educação de Jovens e Adultos
6. O direito ao livro e à literatura na construção de trabalhadores leitores
PARTE 3 – MUNDOS DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
7. Mobilidade urbana, violência e educação de jovens e adultos: o cotidiano dos trabalhadores que estudam na metrópole
8. A aprendizagem profissional e a EJA: o trabalho como mediação para (con)formação de jovens trabalhadores
9. O mundo do trabalho e a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de trabalhadores e alunos moradores de uma favela da cidade do Rio de Janeiro
10. Educação e movimentos sociais: investigações sobre o assentamento Terra Prometida do MST, na Baixada Fluminense
PARTE 4 – POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
11. A formação de formadores do Proeja FIC Nilópolis e seu legado para docentes da rede municipal
12. O efeito da internacionalização das políticas educacionais no papel da escola, na docência e os reflexos na Educação de Jovens e Adultos
13. A geografia da Educação de Jovens e Adultos na rede pública estadual do Rio de Janeiro: alguns apontamentos
14. Currículo praticado em EJA: quando a construção coletiva cria e viabiliza novas possibilidades
15. O professor orientador na Educação de Jovens e Adultos: entre ações e emoções na escolarização dos sujeitos
16. Formação docente: identidade e percursos formativos
17. Questões sobre a identidade negra de jovens e adultos em uma escola com Peja: perspectivas para o empoderamento dos sujeitos
18. Estado da arte da Educação de Jovens e Adultos na revista EJA em Debate: gênero e etnia em questão
19. Usos e apropriações das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos
20. Museu e escola: ações exclusivas e inclusivas com educação de jovens e adultos