Edição: 1ª Edição
Autor: Carlos Antônio Bonamigo (Organizador) | Cecília Maria Ghedini (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786587782720
Ano de Publicação: 2020
Formato: 21 x 14 x 2.4 cm
Páginas: 484
Peso: 0.72kg
Sinopse
Esta obra apresenta e analisa os principais resultados das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos integrantes e participantes do GEFHEMP da Unioeste, campus de Francisco Beltrão/PR. Imersos nesse contexto, de multiplicidade de sujeitos, educadores e instituições, ao tornar público os estudos, desejamos transformá-los em instrumento de novas reflexões, de novos diálogos e, sobretudo, de novas práticas políticas e pedagógicas de construção da Modalidade de Educação do Campo. Modalidade compreendida como uma ferramenta legal a ser utilizada para garantir o direito ao acesso ao conhecimento historicamente sistematizado.
Apresentação
1. Fortalecimento das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná e rede de formação de educadores
2. O processo de nuclearização e a luta pela escola rural no município de Francisco Beltrão: 1981-1997
3. Da educação rural à educação do campo: mapeamentos com a metodologia da sistematização de práticas sociais
4. Educação do campo e historiografia das escolas públicas do campo do núcleo regional de educação de Francisco Beltrão
5. Escolas comunitárias de agricultores – Ecas: uma construção histórica da educação do campo no Sudoeste do Paraná
6. Fechamento das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná: um panorama histórico
7. Levantamento das escolas públicas estaduais do campo na região Sudoeste do Paraná: NRE de Francisco
Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco
8. Levantamento das escolas públicas municipais do campo na região Sudoeste do Paraná: NRE de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco
9. Agroecologia: abordagens e princípios
10. Multianos no estado do Paraná: entraves e possibilidades
11. Ressignificação de práticas pedagógicas e formação de professores das escolas públicas do campo na região Sudoeste do Paraná
12. Movimentações na escola pública do campo: relações, conhecimento e planejamento coletivo interdisciplinar
13. Referências de escolas públicas do campo no contexto de um projeto de extensão: desafios de práticas no delineamento da modalidade da educação básica do campo
14. Processo de rearticulação da escola pública do campo na modalidade de educação básica do campo – 2015-2016
15. O planejamento coletivo interdisciplinar nas escolas públicas do campo: caminhos para a construção da modalidade de educação básica do campo
16. A criação de instrumentos pedagógicos em coletividade: estreitando laços na escola estadual do campo de Pinhalzinho
17. A educação do campo e seus vínculos com o trabalho e a agroecologia: ressignificando velhas práticas da escola rural
18. A inserção dos estudantes universitários na escola pública do campo: produção de instrumentos e acompanhamento
Sobre os autores