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Edição: 1ª Edição
ISBN: 9786587782775
Ano de Publicação: 2020
Formato: 21 x 14 x 0.9 cm
Páginas: 180
Peso: 0.255kg
Sinopse
Esta obra apresenta o trabalho e os estudos de professores-pesquisadores que nos mostram que a proposta da BNCC na área de linguagem é plausível, concretizável, possível de ser desenvolvida do ponto de vista metodológico, seja na elaboração de currículos, propostas de ensino, práticas escolares, projetos e sequências didáticas. São trazidas à tona experiências de professores que, em alguma medida, não negam os aspectos teóricos, políticos e ideológicos – que bem sabemos que atravessam a BNCC –, mas, os assumem e, diante disso e, por isso, optaram por compartilhar suas experiências. Com isso, oferecem um ponto de partida para que outros colegas possam fazer as suas adaptações, considerando os seus contextos de trabalho.Apresentação
Capítulo 1. Alfabetizar e letrar: uma proposta de trabalho com o gênero curiosidade científica no 1º ano do ensino fundamental
Capítulo 2. O uso do jornal na alfabetização e no letramento: um estudo em consonância com a bncc
Capítulo 3. Diários de leitura em salas de aula: utilizando biografias
Capítulo 4. Proposições didáticas para língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da bncc: o seminário e o debate
Capítulo 5. Projeto “literatura indígena: a (in)visibilidade”
Capítulo 6. Questão indígena na contemporaneidade: relato de uma oficina acerca da identidade indígena no brasil
Capítulo 7. Educação e cidadania: a bncc e a contribuição da educação socioemocional na formação do sujeito
Capítulo 8. A modelização do oral a partir do podcast educacional: uma perspectiva para a formação de professores
Sobre os autores
Etiquetas: educação, linguistica, bncc, lingua portuguesa, politica educacional, questão indigena, identidade, esteriotipos, afabetização, letramento, generos textuais, sequencia didatica, modelo didatico, midias na educação, jornal na escola, educação socioemocional, aprendizagem, cidadania