Edição: 1ª Edição
Autor: Fabio Barbieri | Ricardo Luis Chaves Feijó
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788522487295
Data de Publicação: 28/02/2014
Formato: 24 x 17 x 1.909 cm
Páginas: 456
Peso: 0.655kg
Sinopse
A obra expõe as ideias básicas e contribuições principais dos mais importantes autores em metodologia e filosofia da ciência em geral, como Popper, Lakatos, Kuhn, Feyerabend e Laudan.
Em seguida, aborda as ideias metodológicas dos economistas. Começa com a metodologia dos clássicos: o convencionalismo de Smith e o abstracionismo de Malthus e Ricardo; o método apriorista do século XIX, de Senior, Stuart Mill e Cairnes; e as contribuições metodológicas de Weber e de autores da corrente do historicismo alemão. O método de Karl Marx é exposto em detalhes, procurando-se resgatar a sua visão peculiar da ciência econômica.
Prossegue o estudo com as contribuições de autores que apontam o caminho da construção dos fundamentos filosóficos e metodológicos do atual paradigma da economia. Depois, examina-se a contribuição filosófica de autores da escola austríaca. Uma exposição crítica do uso de ideias positivistas em economia é feita no capítulo que expõe e debate as ideias de Hutchinson, Knight e Machlup. O famoso texto metodológico de Milton Friedman é explorado a seguir.
O livro contempla também o operacionalismo de Samuelson, o organicismo de Maynard Keynes e o instrumentalismo epistemológico de Schumpeter. Por fim, aborda a visão atual da metodologia econômica.
A última parte do livro fornece orientações gerais e dicas de como fazer monografias, dissertação e teses acadêmicas.