Arte, conhecimento e paixão na formação humana - sete ensaios de pedagogia histórico-crítica - 1ª Edição | 2010
R$19,90

Modelo:: Livro
Produto em estoque


Calcule o frete para sua região

Edição: 1ª Edição
Autor: Newton Duarte | Sandra Soares Della Fonte | Érica Bombardi (Editor) | Maisa Zagria (Capista) | Melissa Barros (Revisor)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788574962511
Ano de Publicação: 2010
Formato: 21 x 14 x 1 cm
Páginas: 176
Peso: 0.214kg


Sinopse

Considerar a paixão e o amor elementos fundamentais a prática educativa não implica rejeitar a verdade e o conhecimento objetivo. Da mesma forma, a defesa do saber objetivo pela pedagogia histórico-crítica não guarda nenhuma incompatibilidade com a reflexão sobre o papel da arte na formação humana. Nesse sentido, essa pedagogia propõe a superação da falsa opção entre etnocentrismo e relativismo cultural na educação escolar. Essa superação requer, porém, uma análise crítica da agenda pós-moderna e do ceticismo contemporâneo. E essa crítica tem implicações para as discussões sobre os conhecimentos necessários à formação de professores sobre a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Neste livro Newton Duarte e Sandra Soares Della Fonte dialogam sobre esses temas tendo como horizonte a superação das muitas formas de alienação que dominam a vida, a mente e o coração dos seres humanos na sociedade capitalista.
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1: Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor: porque Donald Schön não entendeu Luria
Newton Duarte
Capítulo 2: Filosofia da educação e “agenda pós-moderna”
Sandra Soares Della Fonte
Capítulo 3: A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação
Newton Duarte
Capítulo 4: Considerações sobre o ceticismo contemporâneo a partir da ontologia e da gnosiologia marxistas
Sandra Soares Della Fonte
Capítulo 5: Por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo e relativismo cultural
Newton Duarte
Capítulo 6: Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber
Sandra Soares Della Fonte
Capítulo 7: Arte e formação humana em Vigotski e Lukács
Newton Duarte
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: Filosofia, ensaios, pedagogia histórico-crítica