As escolas normais no Brasil: Do império à república - 2ª Edição | 2018
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Marca:: Editora Alínea
Modelo:: Livro
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Edição: 2ª Edição
Autor: José Carlos Souza Araujo (Organizador) | Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas (Organizador) | Antônio de Pádua Carvalho Lopes (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788575167991
Data de Publicação: 28/02/2018
Formato: 25 x 18 x 1.8 cm
Páginas: 408
Peso: 0.8kg


Sinopse

As escolas configuram-se como locais especialmente criados para viabilizar a adequada aprendizagem das novas gerações. Com a disseminação e, finalmente, a consolidação dessas instituições em sistemas nacionais destinados a prover a instrução de toda a população, surgiu a necessidade de se assegurar um preparo, também específico e apropriado, dos professores que iriam se responsabilizar pelo ensino no interior dos sistemas escolares. Disso decorreu a iniciativa de se criarem instituições escolares especificamente voltadas para a formação de professores, que − desde a Convenção, instalada entre 1792 e 1795, após a Revolução Francesa − tenderam a receber o nome de Escolas Normais.
Prefácio


Apresentação
À Guisa de um Inventário sobre as Escolas Normais no Brasil: o movimento histórico-educacional nas unidades provinciais/federativas (1835-1960)
José Carlos Souza Araujo, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas e Antonio Pádua Carvalho Lopes


Capítulo 1
A Primeira Escola Normal do Brasil: concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX
Heloísa de Oliveira Santos Villela


Capítulo 2
A Escola Normal na Província da Bahia
Lucia Maria da Franca Rocha


Capítulo 3
Escola Normal de Cuiabá: formar professores para lapidar almas
Nicanor Palhares Sá e Elizabeth Figueiredo de Sá


Capítulo 4
Escola Normal de São Paulo do Império: entre a metáfora das luzes e a história republicana
Marcia Hilsdorf Dias


Capítulo 5
A Escola Normal de São Paulo, Entre o Nós e o Outro
Maria Lúcia S. Hilsdorf


Capítulo 6
Um Viveiro Muito Especial: Escola Normal e profissão docente no Piauí
Antônio de Pádua Carvalho Lopes


Capítulo 7
Escola Normal no Rio Grande do Sul, Século XIX
Flávia Obino Corrêa Werle


Capítulo 8
A Escola Normal no Paraná: instituição formadora de professores e educadora do povo
Maria Elisabeth Blanck Miguel


Capítulo 9
As Escolas Normais da Província: a organização do ensino normal em Sergipe durante o século XIX
Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas e Jorge Carvalho do Nascimento


Capítulo 10
A Gênese, a Implantação e a Consolidação da Escola Normal no Espírito Santo
Regina Helena Silva Simões, Cleonara Maria Schwartz e Sebastião Pimentel Franco


Capítulo 11
Considerações Sobre a Escola Normal e a Formação do Professor Primário no Rio Grande do Norte (1839-1938)
Marta Maria de Araújo, Luciene Chaves de Aquino e Thaís Christina Mendes de Lima


Capítulo 12
A Constituição da Escola Normal do Ceará em Documentos Oficiais e no Discurso Jornalístico
Maria Goretti Lopes Pereira e Silva


Capítulo 13
A Escola Normal que Virou Instituto de Educação: a história da formação do professor primário no Rio de Janeiro
Liéte Oliveira Accácio


Capítulo 14
Lá Vem o Bonde das Normalistas... Uma incursão pelo cotidiano escolar do Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1930
Diana Gonçalves Vidal


Capítulo 15
O Curso Normal em Santa Catarina: o processo de construção de um projeto de formação de professores coadunado com os ideais de nacionalização e “cientifização” do ensino
Maria das Dores Daros e Leziany Silveira Daniel


Capítulo 16
Formação Histórica da Escola Normal da Paraíba
Wojciech Andrzej Kulesza


Capítulo 17
Escola Normal de Goiás: nascimento, apogeu, ocaso, (re)nascimento
Iria Brzezinski


Capítulo 18
Escola Normal: uma instituição tardia no Maranhão
Diomar das Graças Motta e Iran de Maria Leitão Nunes


Capítulo 19
Formação de Professoras no Instituto Ponte Nova
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento


Capítulo 20
A Gênese da Escola Normal de Uberlândia, MG: o contexto estadual e a independência cultural em 1926
José Carlos Souza Araujo


Capítulo 21
História da Escola Normal no Estado de Mato Grosso: implantação e consolidação no sul do estado
Margarita Victoria Rodríguez e Regina Tereza Cestari de Oliveira


Capítulo 22
Escola Normal de Brasília: a formação de professores na perspectiva da modernidade
Eva Waisros Pereira
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Etiquetas: Educação Continuada, Educação De Jovens E Adultos, Prática De Ensino, Psicologia Escolar, formação de professores, Formação Profissional, Psicólogos Escolares, pedagogia, magistério