Edição: 1ª Edição
Autor: Vera Lucia Trevisan de Souza (Organizador) | Fabiola de Sousa Braz Aquino (Organizador) | Raquel Souza Lobo Guzzo (Organizador) | Claisy Maria Marinho-Araújo (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788575168530
Data de Publicação: 31/10/2018
Formato: 23 x 16 x 1.3 cm
Páginas: 268
Peso: 0.455kg
Sinopse
Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. Desse modo, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.
SUMÁRIO
Apresentação
Parte 1. Propostas teórico-metodológicas
Capítulo 1
A Dimensão Psicossocial na Formação do Psicólogo Escolar Crítico
Paula Costa de Andrada, Ana Paula Petroni, Juliana Soares de Jesus e Vera Lucia Trevisan de Souza
Capítulo 2
Inovações Metodológicas em Psicologia Escolar: Pesquisa-intervenção e formação continuada
Rosimeire Afonso Dutra-Freitas e Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 3
Psicologia Escolar na Educação Infantil: Proposições teóricas e metodológicas para a atuação profissional
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Gabriela Oliveira do Nascimento, Hianne Oliveira Almeida e Vanessa da Cruz Alexandrino
Capítulo 4
Psicologia Escolar no Ensino Médio: Reflexões sobre o trabalho e profissão
Maura Assad Pimenta Neves, Guilherme Siqueira Arinelli, Elaine de Cássia Gonçalves dos Reis, Fernanda Pereira Medeiros e Vera Lucia Trevisan de Souza
Parte 2. Experiências de Formação e Práticas Emancipatórias
Capítulo 5
Formação Continuada de Psicólogas Escolares da Rede Pública de Ensino: Compromisso com práticas transformadoras
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Henrique Jorge Simões Bezerra, Amanda Costa Vicente, Gabriela Oliveira do Nascimento e Marina Campos da Silva
Capítulo 6
Contribuições da Psicologia Escolar à Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Saúde e Educação
Claudia Gomes, Lilian Aparecida Cruz Dugnani e Vânia Rodrigues Lima Ramos
Capítulo 7
Psicologia Escolar e Família: Importância da proximidade e do diálogo
Raquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Mara Aparecida Lissarassa Weber, Izabella Mendes Sant’Ana e Soraya Sousa Gomes Teles da Silva
Parte 3. Psicologia Escolar e Demandas Contemporâneas
Capítulo 8
Estudantes Negros na Universidade: O que a Psicologia Escolar/Educacional tem a ver com isso?
Adrielle Matos Teixeira, Djean Ribeiro Gomes e Maria Virginia Machado Dazzani
Capítulo 9
ONGs Educativas: Um recente contexto de atuação para o psicólogo escolar
Pollianna Galvão e Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 10
Psicologia Escolar e Políticas Públicas no Maranhão: História e compromissos atuais
Pollianna Galvão e Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 11
Cursos de Alto Prestígio Social e Estudantes de Origem Popular: Seletividade e democratização
Sandra Andrade da Silva e Sônia Maria Rocha Sampaio