Edição: 4ª Edição
Autor: Hartmut Günther (Organizador) | José Q. Pinheiro (Organizador) | Raquel Souza Lobo Guzzo (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788575168592
Data de Publicação: 23/09/2019
Formato: 23 x 16 x 1.1 cm
Páginas: 224
Peso: 0.35kg
Sinopse
Este livro tem como objetivo trazer para as salas de aula da graduação em Psicologia e áreas correlatas algumas das mais modernas formas de olhar o mundo e entender o homem pelos referenciais da Psicologia Ambiental.
Com o pensamento moderno e novas relações sociais vividas em um mundo globalizado, outras maneiras de compreender o processo vital dentro destes espaços precisam ser discutidas, sobretudo na formação de futuros profissionais. Novas leituras do mundo aparecem como elementos importantes para a compreensão da dimensão humana e subjetiva.
Apresentação
Psicologia Ambiental: área emergente ou referencial para um futuro sustentável?
José Q. Pinheiro, Hartmut Günther e Raquel S. L. Guzzo
Primeira Parte: Entendendo o Contexto como Ambiente e a Constituição Humana
Capítulo 1
Problemas Ambientais como Desafio para a Psicologia
Marcos Ribeiro Ferreira
Capítulo 2
El Estudio de las Relaciones Ambientales desde las Aportaciones de la Gestalt al Estudio de la Subjetividad y el Análisis Cualitativo
Fernando Quintanar Olguín y Carlota J. García Reyes-Lira
Segunda Parte: Elementos do Processo de Interação Humano-ambiental em Destaque
Capítulo 3
Barra Funda, São Paulo: as transformações na vida das crianças e na cidade – um estudo de caso
Elaine Pedreira Rabinovich
Capítulo 4
Proposiciones desde la Educación Ambiental para la Prevención y la Descontaminación Ambiental
Pablo Olivos Jara y Emilio Moyano Díaz
Capítulo 5
Sintaxis Espacial: la relación entre la configuración espacial y la percepción y ejecución de tareas de orientación
Patricia O. Andeane, Eric O. J. Rosas y Cesáreo E. Rodríguez
Capítulo 6
A Porta: objeto dos espaços humanos
Sylvia Cavalcante
Capítulo 7
Onde Encontrar os Jovens na Psicologia Ambiental?
Isolda de Araújo Günther e Ludmila Fernandes da Cunha
Capítulo 8
Experiência “Ambiental” de Ambientes Representados
José Q. Pinheiro
Capítulo 9
Psicologia Ambiental e do Desenvolvimento: o espaço em instituições infantis
Mara Campos-de-Carvalho