Edição: 1ª Edição
Autor: Silvia Rosa da Silva Zanolla (Organizador) | Antônio A. S. Zuin (Organizador)
Acabamento: Brochura com Sobrecapa
ISBN: 9788575168769
Data de Publicação: 05/11/2019
Formato: 23 x 16 x 1.2 cm
Páginas: 222
Peso: 0.4kg
Sinopse
Esta obra coloca-se como uma proposta de reflexão sobre este momento crucial de avanço da violência na sociedade brasileira. Nunca as teses de Theodor Adorno acerca da necessidade de desbarbarizar a sociedade pela educação foram tão atuais e pertinentes.
Nestes tempos, em que a tecnologia avança rapidamente e pode ser usada para propagar a violência e perpetuá-la, esse desafio tornou-se bem maior e convoca-nos a buscar uma formação cultural pacífica e que promova a aceitação de diferenças, sejam elas raciais, sociais, sexuais ou outras.
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Os embates entre alunos e professores na arena virtual do YouTube
Antônio A. S. Zuin
Capítulo 2
Psicologia, violência e resistência: o reverso da desumanização à luz da teoria crítica
Silvia Rosa da Silva Zanolla
Capítulo 3
Coerção à brasileira e categorias sociais − preto, pobre, marginal: o descarte de um povo
Arlindo da Silva Lourenço
Capítulo 4
Tecnologia e indústria cultural: quando controle e dominação se convertem em satisfação
Luís César de Souza
Capítulo 5
Antissemitismo: negação de si, do outro e da vida
José Leon Crochick, Carolina Cunha da Silva, João Luiz Cavalcante Carreira, Patrícia Ferreira de Andrade, Thiana Carolina Romero Martinez e Thila Pedrozo Lima
Capítulo 6
Nas práticas de custódia do Estado à infância e à juventude: a violência como norma
Marlene Guirado
Capítulo 7
Expressões do bullying e do preconceito em relatos de estudantes universitários
Pedro Fernando da Silva, Cintia Copit Freller, Patrícia Ferreira de Andrade e Rodrigo Nuno Peiró Correia
Capítulo 8
Notas sobre a institucionalização da violência na escola: entre o impedimento da formação e a necessidade da produção da consciência
Pedro Fernando da Silva
Capítulo 9
Relações entre violência social e violência escolar: reflexões de estudantes universitários sobre o bullying
Alex Sandro Corrêa, Luciana Dadico e Sandra da Cunha Cirillo
Capítulo 10
Entre sombras e luzes: a questão do fenômeno da violência política e ideológica contra os professores
Solange Martins Oliveira Magalhães
Capítulo 11
Civilização e bárbarie: reflexões sobre o filme Relatos Selvagens à luz da teoria crítica da escola de Frankfurt
Cleudes Maria Tavares Rosa, Ettore Riter, Rômulo Fabriciano Gonzaga Pinto e Welma Alegna Terra