Edição: 1ª Edição
Autor: Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh (Organizador) | Terezinha da Conceição Costa-Hübes (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788575915172
Data de Publicação: 20/09/2018
Formato: 22 x 12 x 1 cm
Páginas: 188
Peso: 0.213kg
Sinopse
A promoção de estudos e reflexões voltados para a compreensão da constituição da(s) identidade(s) e da subjetividade, sem perder de vista sua relação com os diferentes usos da linguagem, é uma das principais preocupações do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A esse compromisso se alia o propósito de dialogar com as questões que essa relação suscita no âmbito do ensino de língua(gem), seja refletindo sobre a atual realidade do campo, seja propondo alternativas para a efetivação de um ensino a ela sensível. A partir desse interesse, a linha de pesquisa “Subjetividade, texto e ensino” propôs-se a alavancar um diálogo com outros Programas na área de Letras do Estado do Paraná sobre O lugar da subjetividade no ensino da língua(gem), projetando-se para os desafios epistemológicos e metodológicos que a complexidade do tema impõe, em suas diferentes possibilidades de tratamento. Esta coletânea vem atender a esse propósito. Os seis capítulos que a organizam contemplam objetos de análise e/ou de reflexão diversificados. Tendo sempre um conceito de “subjetividade” como eixo norteador, ora discute-se sobre “alteridade” e “identidade” e suas relações com a formação de professores e com o ensino de língua portuguesa ou de literatura; ora busca-se (re)pensar a prática de escrita.