1x | R$260,00 | sem juros | 2x | R$130,00 | sem juros |
3x | R$86,67 | sem juros | 4x | R$69,93 | com juros |
5x | R$56,76 | com juros | 6x | R$47,98 | com juros |
7x | R$41,72 | com juros | 8x | R$37,02 | com juros |
9x | R$33,38 | com juros | 10x | R$30,46 | com juros |
À vista no boleto por apenas
R$257,40
Edição: 1ª Edição
Autor: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788575916094
Data de Publicação: 15/09/2022
Formato: 23 x 16 x 4.4 cm
Páginas: 752
Peso: 1.201kg
Sinopse
Prólogo 9
Pablo Pineau
Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional: uma experiência de pesquisa 13
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira e Meily Assbú Linhales
Parte 1 – Contribuições teóriCas em Circulação nas pesquisas sobre a educação dos Corpos e das sensibilidades
Educación del cuerpo: notas para una teorÍa 43
Cecilia Seré
Reforma da vida, Conservação do Corpo: natureza, saúde, educação 67
Alexandre Fernandez Vaz
O Conceito de práticas Corporais – proposta de uma teoria social do Corpo 87
Emiliano Gambarotta
Alguns pontos preliminares para pensar a História da educação das intimidades 109
Eliane Marta Teixeira Lopes
Parte 2 – Intelectuais, ideias e projetos para a educação do Corpo
A defesa da intimidade Como valor Formativo nas primeiras décadas do século XX, no brasil: a FamÍlia entre a transformação e a Conservação dos Costumes 121 Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
A educação moral e o problema da Felicidade em “lições de pedagogia” (1915), de Manoel Bomfim 151
Bruna de Oliveira Fonseca
“¡nunca se olviden de su paÍs!”. la educación de la sensibilidad italiana en algunas lectuas educativas presentes en argentina entre los siglos XiX Y XX 169
Paula Serrao
O Círculo brasileiro de educação sexual e as prescrições PARA UMA EDUCAÇÃO DA INTIMIDADE NOS ANOS 1930 195
Kênia Hilda Moreira
As GinástiCas Formuladas na alemanha e na Áustria no inÍcio do século XX: Circulação e releituras na Formção de professores no uruguai e no brasil (1940-1970) 217 Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Tamara Parada Larre Borges
Llos sentidos en torno a la Gimnasia Y a la educación FÍsica en las obras langladianas, uruGuay (1948-1970) 237
Paola Dogliotti
‘“O exercÍcio Físico é o melhor remédio”: Fernando de azevedo e as ideias de Georges Hébert 267
Carolina Jubé
Parte 3 – A educação do Corpo e das sensibilidades nas práticas escolares e na Formação de mestres
Educación a la santidad: los modelos de Comportamiento para niÑos Y Jóvenes entre Culto a la infancia Y promoción de las escuelas de las Órdenes religiosas 297
Paolo Bianchini
As escolas ao ar livre na amériCa latina: UMA PERSPECTIVA TRANSNACIONAL (1927-1937) 325
André Dalben
Transformações no trabalho e na Condição de ser professor primário no início do século XX: a noção de disciplina escolar e suas relações Com o Fazer docente na escolarização do paraná 351
Sidmar dos Santos Meurer
Experiências anarquistas e expectativas revolucionárias: sobre educação dos Corpos da infância e as transformações das sensibilidades na escola moderna de barcelona 383
Pedro Henrique Prado da Silva
movimentos de renovação e afirmação da educação física: Contribuições do professor Germano bayer, paraná, décadas de 1950 e 1960 411
Sergio Roberto Chaves Junior, João Pedro Lezan, Kevin Lino de Oliveira e Weslei da Mota
Nos estados unidos e na sul-amériCa: a Formação de diretores de educação Física na associação cristã de moços 435
Giovanna Camila da Silva e Paola Dogliotti Moro
Parte 4 – Artefatos Como dispositivos de educação dos Corpos e das experências sensÍveis a GinástiCa doméstiCa do médico daniel G. m. schreber e a ortopedia dos Corpos: manuais em Circulação nas Últimas décadas do século XiX 461
Diogo Rodrigues Puchta e Meily Assbú Linhales
Você vai Curtir – a proposta da Coleção “para Gostar de ler” na década de 1970 491
Suzete de Paula Bornatto
A imprensa estudantil Juvenil no intermédio DA INTIMIDADE E A VIDA PÚBLICA (1930-1940) 511
Eliezer Raimundo de Sousa Costa e Mônica Yumi Jinzenji
O rádio Como aparato técnico para a educação: reflexões a partir da radioeducação na bahia 533
Kelly Ludkiewicz Alves e Tarcísio Henrique Souza Sant’Ana
Una técniCa Corporal polÍtiCa Y estÉtiCa. Cultura FÍsiCa Y FormaCiÓn de las subJetividades en los notiCieros CinematoGrÁFiCos “suCesos arGentinos” 559
Eduardo Lautaro Galak
Brinquedos CientÍfiCos: CiênCia e técniCa para o ensino das Crianças. uma exploraÇÃo do patrimônio escolar 577
Katya Braghini
Escolhas técnicas, por isso Éticas: a produção do videoclipe educativo “Caverna dos sonhos achados” (2020) 609
Cláudio Henrique Pessoa Brandão
Parte 5 – Práticas de educação social: trabalho, Formação e tempo livre “melhorar a vida Familiar e Comunitária”: traços da eugenia norte-americana nos 4-H Clubs
631
Leonardo Ribeiro Gomes
Mujer Campesina Y modernizaCión en acción Cultural popular (1947-1975) 659
Sara Evelin Urrea Quintero
Esbozos sobre tiempo libre Y educación del Cuerpo en la Cultura del nuevo Capitalismo: reflexiones a partir de zumba® 683
Inés Scarlato
El domingo Y la Cultura popular. Consideraciones sobre el tiempo 703
Karen Kühlsen Beca e Alexandre Fernandez Vaz
Aportes para el estudio de prácticas Corporales Y las Fiestas en la relaCiÓn Ciudad Y naturaleza en la segunda mitad del siglo XiX en montevideo 725
Gonzalo Pérez Monkas e Alexandre Fernandez Vaz
sobre os autores 747
Etiquetas: corpo, educação fisica, filosofia, prática pedagógica, sociedade, educação no brasil, história, sociologia