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Edição: 1ª Edição
Autor: Josep Pont Vidal
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788594772923
Data de Publicação: 01/01/2019
Formato: 21 x 14 x 2 cm
Páginas: 214
Peso: 0.2kg
Sinopse
Desafios e questões para a governança política . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .95
Governança política no debate autorreferencial e neossistêmico . . . . . . . . . . . . . . .98
Frustração de expectativas, contribuições recentes e possibilidades de inovação . .101
O debate nas sociedades da América Latina e do Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .102
A auto-organização apenas como hipótese? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .105
O sentido na teoria dos sistemas autorreferenciais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .108
Diferenciação de sentido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .109
Sentido e sistema de comunicação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .111
2 . ESBOÇO DE UMA GOVERNANÇA SISTÊMICA COMUNICATIVA PROCESSUAL . .. . .. . . . . .113
Pressupostos centrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .116
Interação dinâmica multinível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .116
Dialética dos planos micro e macro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .117
Processos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .120
Interação comunicativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .121
Subsistema político . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .122
3 . OBSERVAÇÃO DA GOVERNANÇA EM SISTEMAS PARCIAIS . . . . . . . . 125
comunicações a sistema psíquico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .127
Metagovernança: “quem observa os governantes?” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .132
Metagovernança e sociedades latino-americanas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .133
Sentido autorreferencial e sentido ontológico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .135
PARTE TERCEIRA - GOVERNANÇA, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: ABORDAGEM EMPÍRICA
1 . AMAZÔNIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
Modernidade Periférica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .141
A governança nas Amazônias brasileiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .143
Planejamento e desenvolvimento na Amazônia oriental . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .146
Planos de desenvolvimento na segunda década do século XXI . . . . . . . . . . . . . . . .150
Fracasso das teorias funcionalistas de desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .151
2 . PERSPECTIVA DE SISTEMAS (ABERTOS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
Teoria das redes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .155
Limitações da teoria ator-rede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .157
Orientação para o Desenvolvimento Sustentável . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .160
Governança sistêmica na Amazônia: sistema, integração e processo . . . . . . . . . . . .164
SUMÁRIO 7
3 . RESILIÊNCIA SOCIAL E AUTO-ORGANIZAÇÃO COLETIVA . . . . . . . . 167
Resiliência socioecológica e sistemas abertos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .169
Resiliência para mudanças radicais e movimentos sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .172
Abordagem observacional sistêmica e auto-organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .174
Contextualização: megaprojetos e ação coletiva na região do Xingu . . . . . . . . . . .176
Impactos nas comunidades e resiliência à mudança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .178
Processos de auto-organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .179
Resiliência para mudança radical . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .180
Algumas reflexões finais: auto-organização como um nexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . .181
Para práticas em direção a auto-organização e de co-governança no marco da democracia-mercado-desenvolvimento humano sustentável . . . . . . . . . . . . . . . . . .182
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
Etiquetas: constituição, federal, Índice cronológico das Emendas Constitucionais, Índice cronológico das Emendas Constitucionais de Revisão, Constituição da República Federativa do Brasil 1988 Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Emendas Constitucionais, Emendas Constitucionais de Revisão, Índice alfabético-remissivo da Constituição Federal, Decreto n. 6.949, de 25.08.2009 – Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência