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Acabamento: Brochura
ISBN: 9789724057866
Ano de Publicação: 2014
Formato: 23 x 16 x 2,5 cm
Páginas: 322
Sinopse
A mais recente onda de globalização do final do século XX e as
consequências geradas pela interdependência dos Estados trouxeram novas formas
de olhar as políticas públicas, bem como a influência das organizações
internacionais na difusão, transferência e convergência dessas políticas. A
OCDE é uma das organizações que tem tido um papel destacado nas políticas de
educação e que assumiu maior visibilidade com o programa PISA. A sua ação em
Portugal iniciou-se nos anos 60 e prolongou-se até à atualidade através de
vários mecanismos como a produção de ideias, a produção de dados e a avaliação
de políticas. Numa primeira fase teve lugar o Exame à Política educativa
portuguesa. Numa segunda fase teve lugar o Exame à Política Nacional de
Educação, que veio influenciar a estabilização dos eixos estruturantes dessa
política. Na terceira fase os instrumentos usados foram a produção e divulgação
de indicadores educacionais, constituídos como standards e benchmarks, vindo a
ocorrer uma convergência com as políticas e os referenciais da OCDE. Este livro
mostra que as políticas públicas que estiveram presentes na educação portuguesa
nos últimos 50 anos tiveram uma importante influência da OCDE na mudança para
uma escola mais democratizada, na consolidação de um sistema educativo mais
estruturado e universal e na convergência de políticas para a melhoria dos
resultados educativos.
Etiquetas: 9789724057866, sociologia, psicologia, comportamento, história contemporânea, ciências humanas, psiquiatria, ocde, políticas públicas
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