R$89,00
2x de R$44,50
Ver parcelas
1x | R$89,00 | sem juros | 2x | R$44,50 | sem juros |
Marca:: Autores Associados
Modelo:: Livro
Produto em estoque
Calcule o frete para sua região
Preencha abaixo o nome e email de até 5 amigo(s).
Edição: 1ª Edição
Autor: Dermeval Saviani | Newton Duarte
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786588717233
Data de Publicação: 01/08/2021
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 400
Peso: 0.7kg
Sinopse
“O livro de Dermeval Saviani e Newton Duarte expressa a concepção de conhecimento escolar mais avançada que interessa à classe trabalhadora na luta contra a barbárie e a desumanização, que negam ou anulam direitos universais básicos, e, portanto, interessa na luta pela superação do sistema capitalista que estruturalmente as produziu. Um livro certamente indispensável na formação de professores nas licenciaturas das universidades e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, mas não só. Indispensável na formação de quadros dos movimentos sociais e culturais da classe trabalhadora do campo e da cidade, na formação sindical e dos partidos políticos. Os quinze capítulos podem ser discutidos em conjunto num curso ou separadamente, em seminários, pois cada um trata de aspectos que incidem sobre o conhecimento que interessa na luta de classe.
No fim da apresentação, os autores indicam que o caminho proposto pela pedagogia histórico-crítica implica decidir-se entre a escolha de “se submeter ao ilusoriamente mais cômodo jugo da ignorância ou assumir os riscos da busca de conhecimento sobre o mundo, a vida e sobre si mesmo”. Trata-se de uma proposta a ser construída coletivamente pari passu com a luta de classe nos pequenos e grandes desafios. A Comuna de Paris, 150 anos depois, não foi e não será em vão!” [trecho do Prefácio, redigido por Gaudêncio Frigotto]
SUMÁRIOPrefácio | Gaudêncio Frigotto
Apresentação| Newton Duarte & Dermeval Saviani
1- A formação humana na perspectiva histórico-ontológica | Dermeval Saviani & Newton Duarte
2- Educação escolar e formação humana omnilateral na perspectiva da pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte
3- Entrevista com o professor Dermeval Saviani: pedagogia histórico-crítica na atualidade | Dermeval Saviani (entrevistado por Newton Duarte)
4- O currículo em tempos de obscurantismo beligerante | Newton Duarte
5- A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classes e a educação escolar | Dermeval Saviani
6- Marxismo, educação e pedagogia | Dermeval Saviani
7- A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si | Newton Duarte
8- Entrevista com Dermeval Saviani: modo de produção e a pedagogia histórico-crítica | Dermeval Saviani (entrevistado por Maria de Fátima Rodrigues Pereira & Elza Margarida de Mendonça Peixoto)
9- História, trabalho e educação: comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista | Dermeval Saviani
10- Lukács e Saviani: a ontologia social e a pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte
11- Pedagogia histórico-crítica, educação e luta de classes: ensino público, Estado, partido e revolução | Dermeval Saviani
12- A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte
13- A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani | Dermeval Saviani (entrevistado por Marcos Francisco Martins & André Canevalle Rezende)
14- Entrevista com Newton Duarte: perspectivas e desafios para o ensino de ciências: a superação do construtivismo e a pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte (entrevistado por Dianne Cassiano de Souza)
15- O método inverso na pedagogia histórico-crítica e na psicologia de Vigotski | Newton Duarte
Sobre os autores
Posfácio
Etiquetas: PEDAGOGIA, EDUCACAO