Edição: 1ª Edição
Autor: Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586253511
Data de Publicação: 08/02/2021
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 360
Peso: 0.54kg
Sinopse
As primeiras décadas da República são em geral caracterizadas como um período de absoluta exclusão, em especial para trabalhadores negros e pardos deixados de lado por uma abolição que não se preocupou com seu acesso à cidadania. Como resultado, esses sujeitos são muitas vezes representados como vítimas passivas do novo regime em seus primeiros tempos. É na contramão dessa ideia que se desenvolve o argumento deste livro. Sua proposta é a de analisar como homens e mulheres afrodescendentes fizeram de seus clubes dançantes e carnavalescos um meio de inserção na nova ordem republicana. Divertindo-se com seus maxixes, forrobodós e sambas, eles desnudaram as contradições daquela ordem que tentava excluí-los, assumindo papel ativo no próprio processo de redefinição da nacionalidade que se afirmaria ao longo da década de 1920.
Leonardo Affonso de Miranda Pereira é professor associado do Departamento de História da PUC-Rio, com doutorado em História Social pela Unicamp (1998). É autor de O carnaval das letras (Editora da Unicamp, 2004) e organizador de História de Quinze Dias (Editora da Unicamp, 2009), com crônicas de Machado de Assis.
Sumário
INTRODUÇÃO................................................................................................... 11
CAPÍTULO 1 – OS BAILES DA CIDADE NOVA............................................ 25
Entre batuques e bailes................................................................................... 30
Os ritmos do Atlântico................................................................................... 48
A República do maxixe................................................................................... 61
CAPÍTULO 2 – UMA FEBRE DANÇANTE..................................................... 77
Negociações impressas ................................................................................... 80
Trabalhadores em festa................................................................................... 93
Diferenças e solidariedades........................................................................... 107
CAPÍTULO 3 – AS DONAS DO BAILE .......................................................... 131
A lógica familiar............................................................................................ 136
Uma questão de classe................................................................................... 150
As Formosas Vencedoras............................................................................... 164
CAPÍTULO 4 – O FORROBODÓ NEGRO ..................................................... 179
Um olhar racializado ..................................................................................... 185
O negro em positivo ...................................................................................... 196
Negros, modernos e brasileiros .................................................................... 209
CAPÍTULO 5 – NO RITMO DA CIDADANIA............................................... 227
O baile como direito...................................................................................... 233
Entre o lazer e a luta...................................................................................... 248
A dança da política........................................................................................ 266
CAPÍTULO 6 – DOS FORROBODÓS AO SAMBA........................................ 281
Um caldeirão de ritmos................................................................................. 286
O orgulho da mestiçagem ............................................................................. 298
A perspectiva do descobridor....................................................................... 315
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EPÍLOGO ........................................................................................................... 329
FONTES.............................................................................................................. 339
REFERÊNCIAS .................................................................................................. 347