Da(s) semântica(s) à sala de aula - propostas didáticas de leitura e escrita - 1ª Edição | 2021
R$46,00
1x de R$46,00    
1x R$46,00 sem juros

Modelo:: Livro
Produto em estoque


Calcule o frete para sua região

Edição: 1ª Edição
Autor: Mônica Mano Trindade Ferraz (Organizador) | Thiago Magno de Carvalho Costa (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089363
Data de Publicação: 15/07/2021
Formato: 21 x 14 x 0.9 cm
Páginas: 124
Peso: 0.185kg


Sinopse

Não é nossa pretensão dizer que a perspectiva semântica ainda não aparece no ensino de língua ou que estamos sendo inéditos ao apresentar atividades de leitura e escrita. Pelo contrário, só por análises de Livros Didáticos já realizadas em trabalhos do grupo de pesquisa G_SEL, afirmamos que há muitos conteúdos semânticos distribuídos pelas atividades desses materiais. No entanto, o que trazemos como contribuição neste livro é mostrar, com certa sistematicidade, como é possível transpor abordagens teóricas específicas da semântica, num movimento de transposição de uma produção científica para uma produção didática.
SUMÁRIO

LER E VOAR 7
Ana Elisa Ribeiro

APRESENTAÇÃO 11

COMPREENDENDO A INFORMAÇÃO IMPLÍCITA: INFERÊNCIAS NA LEITURA DE MANCHETES JORNALÍSTICAS 15
Mônica Mano Trindade Ferraz e
Thiago Magno de Carvalho Costa

O FENÔMENO DA AMBIGUIDADE EM CAMPANHAS DE SAÚDE: PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA DE CARTAZES INFORMATIVOS 37
Valter Correia da Silva

ANÁLISE SEMÂNTICA: PROPOSTAS DE REFLEXÃO PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA VOLTADA AO USO LINGUÍSTICO 55
José Wellisten Abreu de Souza

A POLIFONIA DE LOCUTORES NA REDAÇÃO DO ENEM: UM CAMINHO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS 73
Ana Cecylia Sá

DESIGNAÇÕES DE NOMES DE RUAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA NA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO 95
Ana Cecylia Sá, Alexandre Macedo Pereira e Valter Correia da Silva

SOBRE OS AUTORES 123
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: aprendizagem, escrita, leitura, linguistica, prática de ensino, sala de aula, direção, semântica