A educação pública em Santo André - histórias, práticas e reflexões de uma rede municipal - 1ª Edição | 2022
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Marca:: PACO EDITORIAL
Modelo:: Livro
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Edição: 1ª Edição

Autor: Isabel Cristina Rodrigues | Amanda Sousa Batista do Nascimento | Caio Vinicius de Castro Gerbelli | Adriana Zanini da Silva (Colaborador) | Ana Paula Corti (Colaborador) | Ana Sílvia Moço Aparício (Colaborador) | André Luiz Lirio da Cunha (Colaborador) | Andressa Marisol Medeiros Ferrer (Colaborador) | Beatriz Luzia de Campos Manocchi (Colaborador) | Cátia Silva dos Santos (Colaborador) | Celso Carvalho (Colaborador) | Cláudia Pessoni (Colaborador) | Crislaine Barros Rubira (Colaborador) | Dulcilene Aparecida Batista (Colaborador) | Eliane Chagas da Silva (Colaborador) | Elizete Cristina Carnelós Buzeto (Colaborador) | Emillyn Rosa (Colaborador) | Giseli Pimentel Soares (Colaborador) | Maria Patricia Cândido Hetti (Colaborador) | Isabel Porto Filgueiras (Colaborador) | Kelen Cristina Silveira Santos (Colaborador) | Liliane de Jesus Gonçalves (Colaborador) | Marina Savordelli Versolato (Colaborador) | Mirvane Dias de Souza (Colaborador) | Regina Maria da Silva (Colaborador) | Renata Aceituno (Colaborador) | Rosemary Roggero (Colaborador) | Sandra Paula Batistão (Colaborador) | Selma Rocha (Colaborador) | Siclay Pereira (Colaborador) | Valéria Couto da Silva (Colaborador) | Viviane Ferrareto da Silva Pires (Colaborador) | Wendel Camargo Mendes (Colaborador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786558408024
Data de Publicação: 01/03/2022
Formato: 21 x 14 x 2.82 cm
Páginas: 456
Peso: 0.68kg


Sinopse

A obra A educação pública em Santo André histórias, práticas e reflexões de uma Rede Municipal, apresenta um discurso sobre a importância da luta de professores, educandos, movimentos sociais e pais, na defesa de um ensino e educação aberto a discussões que visão a transformação da sociedade como um todo, evitando perspectivas e percepções limitantes, por parte dos alunos da rede municipal. O objetivo do autor com essa obra é mostrar que é possível trabalhar questões dessa complexidade na área da educação.
Apresentação
Prefácio
Sessão I
PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Práticas e trajetórias pedagógicas na escola pública: desafios e possibilidades
O planejamento e a gestão da política de educação inclusiva em Santo André: uma questão democrática (1997-2000)
Trajetória profissional na rede pública municipal de ensino de Santo André: limites e possibilidades na construção da identidade docente
Espaços coletivos organizados pelos agentes de desenvolvimento infantil: um olhar sobre a efetivação do papel educador dos membros da comunidade escolar, para além do corpo docente
Sessão II
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA PÚBLICA: INTERCULTURALIDADE E EMANCIPAÇÃO CURRICULAR
Reconhecimento e representatividade: educação para as relações étnico-raciais
Relações raciais na educação infantil do município de Santo André: a busca por uma prática curricular decolonial
É de menino ou de menina? Reflexões a partir dos jogos mundiais dos povos indígenas na educação física escolar
Abordagem intercultural e os multiletramentos: alfabetização de crianças imigrantes nos anos iniciais
Título
Educação das relações étnico-raciais nos cadernos didáticos “formadores do saber” (2011 - 2012): análise da experiência da Rede Municipal de Santo André
Valorização da cultura marginal e a lei 10.639/03 na Emeief Luiz Gonzaga
Sessão III
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE UMA REDE MUNICIPAL
A educação de jovens e adultos como horizonte e como realização
Jogo da vida: dimensão intercultural no ensino de língua inglesa em um currículo integrado
O fazer-se docente na prática: ensino de história na educação de jovens e adultos no município de Santo André
Estudando a Eja: diretor pesquisador e a busca de novas possibilidades de ação
Multiletramentos na educação de jovens e adultos: uma proposta na perspectiva do currículo integrado
Sessão IV
EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM QUESTÃO
Educação e políticas públicas: a gestão democrática em questão
O fórum municipal de educação como instrumento de luta e resistência
O projeto político pedagógico e a gestão democrática no município de Santo André – SP: um estudo de caso
A desigualdade imposta pelas políticas de financiamento da educação básica: impactos na Rede Municipal de Santo André
Sessão V
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO: PROPOSTAS POSSÍVEIS
A educação como ato de amor, resistência e existência
Professora Sandra Paula Batistão Cultura marginal?
Uma nova visão – polo de deficiência visual
A sala de recursos como facilitadora do protagonismo e inclusão de jovens e adultos com deficiência
Sobre os autores
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ENSINO, PRÁTICAS, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, SANTO ANDRÉ, SP, SÃO PAULO, SANTO ANDRÉ-SP, RESISTÊNCIA