Sequências didáticas na escola e na universidade - planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais - 1ª Edição | 2020
R$99,00
3x de R$33,00    
1x R$99,00 sem juros 2x R$49,50 sem juros
3x R$33,00 sem juros

Modelo:: Livro
Produto em estoque


Calcule o frete para sua região

Edição: 1ª Edição
Autor: Ermelinda Barricelli (Organizador) | Geam Karlo-Gomes (Organizador) | Joaquim Dolz (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089325
Data de Publicação: 01/12/2020
Formato: 21 x 14 x 1.7 cm
Páginas: 324
Peso: 0.453kg


Sinopse

Neste segundo volume da Série Escola e Universidade, os textos sistematizam conceitos mobilizados no estudo, destacando o uso de bibliografia tanto internacional, em especial, suíça, assim como a abundante recorrência de estudos brasileiros [...] Os textos abordam propostas de protótipos de sequências didáticas, relatos de implementação de sequências didáticas, análise de material apontando a possibilidade de aproximação com a SD, uso da SD voltada ao letramento acadêmico no ensino superior, aplicação da SD em ambiente virtual, resultados relativos ao desenvolvimento de capacidades de linguagem por alunos da graduação e resultados advindos do ensino de produção textual escrita com o uso de SD. [...] Enfim, estudos com o objetivo de consolidar a sequência didática como um eixo central de uma pedagogia inovadora para os mais diferentes contextos educacionais. Escrito a partir de diferentes olhares, fruto de múltiplas experiências didáticas de distintas regiões do Brasil e do exterior, mas com a mesma inspiração: as sequências didáticas oriundas dos estudos genebrinos esta obra reúne uma variedade de práticas de linguagem, percursos, estratégias e vertentes teóricas adotada por professores pesquisadores de diferentes níveis de ensino que compõem esta obra: educação básica, ensino superior (graduação e pós-graduação), como também, os que atuam na formação continuada de professores. Eis o resultado de uma crescente adesão a este procedimento – as sequências didáticas – favorável ao desenvolvimento das práticas de linguagem, que se materializam em gêneros textuais.
SUMÁRIO

PREFÁCIO 9
Vera Lúcia Lopes Cristovão

APRESENTAÇÃO 15

Primeira Parte
Contexto Escolar

1 - ENSINAR A COMPREENSÃO ORAL: UM PROJETO DE ENGENHARIA DIDÁTICA 21
Joaquim Dolz e Jean-Paul Mabillard

2 - O GÊNERO CARTUM: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM AULA DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA 47
Siderlene Muniz-Oliveira, Didiê Ana Ceni Denardi e Andreia Roberta Rossi Colet

3 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA NETIQUETTEON FACEBOOK: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO ARGUMENTATIVO DO FACEBOOK PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA 67
Eliana Merlin Deganutti de Barros e Daniele Conde Peres Resende

4 - A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A MULTIMODALIDADE 89
Edna Maria Alencar de Sá, Joilma Barbosa Ferreira de Souza e Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti

5 - A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS: FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 109
Eliana Merlin Deganutti de Barros e Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

6 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O DIÁRIO DE LEITURAS COMO ESPAÇO DE LEITURA CRÍTICA 133
Maria Celma Vieira Santos

7 - ATIVIDADE DE ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: DIÁLOGO COM O PROCEDIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA GENEBRINO 151
Francisco de Assis Silva Panta, Isolda Alexandrina Silva Beserra Lacerda e Kleber Ferreira Costa

Segunda Parte
Contexto Universitário

8 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL NA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE 167
Renata Ferreira Rios e Geam Karlo-Gomes

9 - A ESCRITA ACADÊMICA EM FOCO: A ENGENHARIA DIDÁTICA E OS OBSTÁCULOS DOS ALUNOS EM UMA SD DE ARTIGO CIENTÍFICO 189
Luzia Bueno, Eliane Gouvêa Lousada e Anise d’Orange Ferreira

10 - DO CURSO PRESENCIAL À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA UMA NOVA SD DE ARTIGO CIENTÍFICO 209
Eliane Gouvêa Lousada, Anise d’Orange Ferreira e Luzia Bueno

11 - O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) E SUA TRANSFORMAÇÃO EM FUNÇÃO DO CONTEXTO 235
Ermelinda Maria Barricelli e Heloísa de Oliveira Macedo

12 - SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: O ENFOQUE NOS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO 255
Adriana Cintra de Carvalho Pinto e Orlando de Paula

13 - O GÊNERO RESENHA NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM CURSO DE LETRAS 277
Maria Aparecida Ventura Brandão, Maria de Fátima Rolim C. dos Santos e Peterson Martins Alves Araújo

Terceira Parte

Contexto de Formação de professores: um exemplo de SD

14 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR 299
Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino, Ana Márcia dos Santos Honorato da Silva e Kátia Maria Rodrigues Gomes

SOBRE OS AUTORES 317
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: escritas, gêneros literários, formação, leitura, letramento, práticas de ensino