A clínica da atividade e as contextualizações brasileiras - debates e perspectivas - 1ª Edição | 2023
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Edição: 1ª Edição
Autor: Ermelinda Barricelli (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788575916872
Data de Publicação: 24/04/2023
Formato: 21 x 14 x 2.1 cm
Páginas: 316
Peso: 0.438kg


Sinopse

Ao tratar da relação entre trabalho e saúde, os teóricos que aderem à clínica da atividade afirmam, com frequência, que o fundamental é o cuidado com o ofício, em todas as suas instâncias, pessoal, impessoal, transpessoal e interpessoal. Em outros termos, frente ao dilema frequente entre o cuidar das pessoas e o cuidar do trabalho, não têm dúvida de que é o segundo que deve ser privilegiado, pois sabem que a saúde se perde nos meios profissionais quando o ofício deixa de ser objeto de cuidados necessários. Assim, ao constatar que, entre os estudos apresentados nesta coletânea, prevalece o cuidado com o ofício em suas múltiplas dimensões, a única conclusão possível é a de que sua essência reside no esforço em favorecer a saúde nos contextos de trabalho, o que, sem dúvida, vem ao encontro de uma necessidade premente da nossa sociedade.
Prefácio 9
Maria Elizabeth Antunes Lima

Apresentação 15

A análise da atividade como dispositivo no gerenciamento participativo 27
Ana Carla Armaroli e Claudia Osório da Silva

Desenvolvimento dos afetos, das emoções e dos sentimentos humanos na atividade 49
Anselmo Lima

Prescrição e condições de realização do trabalho na Educação Infantil 59
Ermelinda Maria Barricelli

Dimensões esquecidas da terceirização: ocultamento dos sujeitos, corrosão dos saberes coletivos e descompromisso com o trabalho bem feito 79
Fábio de Oliveira

A entrevista em autoconfrontação na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade 93
Renata Bastos Ferreira Antipoff, Raquel Guimarães Soares e Rosangela Maria de Almeida Camarano Leal

A troca verbal, recurso fundamental para a compreensão das atividades de trabalho 123
Daniel Faïta

Psicologia da linguagem e clínica do diálogo: do diálogo genérico da audiência ao diálogo interior do promotor na situação de “confissão de culpa” 139
Katia Kostulski

Marcas de desenvolvimento/transformação atividade de professoras estagiárias em situações de Autoconfrontação 169
Rozania Maria Alves de Moraes e Elisandra Maria Magalhães

O métier de professor em foco: as verbalizações sobre o trabalho de ensinar como instrumentos para pensar o trabalho 193
Eliane G. Lousada

Atividade docente no Ensino Superior: o flagrar-se do professor 227
Daniela Dias dos Anjos, Maria Carolina Castro Oliveira e Camila das Graças Zucareli de Souza

Representações do trabalho docente em diferentes contextos 243
Kátia Diolina e Luzia Bueno

Formação pela análise do trabalho como atividade: fazendo política pública por entre políticas de governo em saúde mental 265
Maria Elizabeth Barros de Barros, Fernanda Spanier Amador e Jesio Zamboni

Análise da atividade como instrumento na gestão coletiva do trabalho: experiências no Rio de Janeiro 285
Claudia Osorio da Silva e Luciana Albuquerque

Posfácio 303
Anise d’Orange Ferreira

Sobre os autores 309
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Ruim Bom

Etiquetas: ANÁLISE DO DISCURSO, LINGUAGEM E LINGUAS, LINGUÍSTICA ANÁLISE, PRÁTICAS DE ENSINO, PROFESSORES - FORMAÇÃO