O psicanalista vai ao cinema - Volume 2:  - 3ª Edição | 2022
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Marca:: Blucher
Modelo:: Livro
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Edição: 3ª Edição     | Volume: 2
Autor: Sérgio Telles
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786555060911
Data de Publicação: 03/06/2022
Formato: 21 x 14 x 1.2 cm
Páginas: 184
Peso: 0.17kg


Sinopse

Nos três volumes de O psicanalista vai ao cinema, Sérgio Telles se utiliza da acessibilidade e da popularidade do cinema para divulgar conhecimentos psicanalíticos. Nos filmes aqui selecionados aparecem personagens cujos conflitos internos se evidenciam em suas angústias, seus relacionamentos pessoais, suas condutas, suas escolhas. Ao analisá-los, o autor torna compreensível o que antes parecia não ter sentido ou significado, ou seja, revela a lógica própria do inconsciente, tão distante da racionalidade consciente. Mostra ainda que a interpretação analítica que decifra os conteúdos inconscientes não é uma construção voluntariosa do psicanalista, e sim fruto de uma atenta observação, apoiada em prática fundamentada num firme corpo teórico.
1. Tropa de elite (2007), de José Padilha: um retrato inquietante da nossa realidade

2. O cheiro do ralo (2007), de Heitor Dhalia

3. Santiago (2006), de João Moreira Salles: uma meditação sobre a memória

4. A pele (Fur, an imaginary portrait of Diane Arbus, 2006), de Steven Shainberg

5. O código Da Vinci (The Da Vinci code, 2005), de Ron Howard

6. Babel (2006), de Alejandro González Iñárritu

7. Volver (2006), de Pedro Almodóvar

8. Segredos da noite (The night listener, 2006), de Patrick Stettner: algumas ideias sobre a autoria de uma obra literária

9. O labirinto do fauno (El laberinto del fauno, 2006), de Guillermo del Toro

10. Jogo subterrâneo (2005), de Roberto Gervitz

11. A vida secreta das palavras (La vida secreta de las palabras, 2005), de Isabel Coixet

12. Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of the spotless mind, 2004), de Michel Gondry

13. Os edukadores (Die Fetten Jahre sind vorbei, 2004), de Hans Weingartner

14. Na captura dos Friedmans (Capturing the Friedmans, 2003), de Andrew Jarecki: capturando os Friedmans e algo mais

15. Adaptação (Adaptation, 2002), de Spike Jonze

16. The brown bunny (2002), de Vincent Gallo

17. Lúcia e o sexo (Lucía y el sexo, 2001), de Julio Medem

18. O pântano (La ciénaga, 2001), de Lucrecia Martel

19. O livro de cabeceira (The pillow book, 1996), de Peter Greenaway: escrever em corpos/escrever no papel

20. O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (The cook, the thief, his wife & her lover, 1989), de Peter Greenaway: o bicho cozinheiro

21. Sonata de outono (Höstsonaten, 1978), de Ingmar Bergman: uma conturbada relação mãe-filha

22. Persona (1966) e Gritos e sussurros (Viskningar och rop, 1972) de Ingmar Bergman: duas obras-primas de Bergman

23. Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini

24. O ano passado em Marienbad (L’année dernière à Marienbad, 1961), de Alain Resnais: impossível sair de Marienbad

25. Carta de uma desconhecida (Letter from an unknown woman, 1948), de Max Ophüls: baseado no conto homônimo de Stefan Zweig

26. O triunfo da vontade (Triumph des Willens, 1935), de Leni Riefenstahl


Posfácio
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: psicanálise, cinema, crítica