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Marca:: Blucher
Modelo:: Livro
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Edição: 3ª Edição | Volume: 2
Autor: Sérgio Telles
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786555060911
Data de Publicação: 03/06/2022
Formato: 21 x 14 x 1.2 cm
Páginas: 184
Peso: 0.17kg
Sinopse
Nos três volumes de O psicanalista vai ao cinema, Sérgio Telles se utiliza da acessibilidade e da popularidade do cinema para divulgar conhecimentos psicanalíticos. Nos filmes aqui selecionados aparecem personagens cujos conflitos internos se evidenciam em suas angústias, seus relacionamentos pessoais, suas condutas, suas escolhas. Ao analisá-los, o autor torna compreensível o que antes parecia não ter sentido ou significado, ou seja, revela a lógica própria do inconsciente, tão distante da racionalidade consciente.
Mostra ainda que a interpretação analítica que decifra os conteúdos inconscientes não é uma construção voluntariosa do psicanalista, e sim fruto de uma atenta observação, apoiada em prática fundamentada num firme corpo teórico.
1. Tropa de elite (2007), de José Padilha: um retrato inquietante da nossa realidade2. O cheiro do ralo (2007), de Heitor Dhalia
3. Santiago (2006), de João Moreira Salles: uma meditação sobre a memória
4. A pele (Fur, an imaginary portrait of Diane Arbus, 2006), de Steven Shainberg
5. O código Da Vinci (The Da Vinci code, 2005), de Ron Howard
6. Babel (2006), de Alejandro González Iñárritu
7. Volver (2006), de Pedro Almodóvar
8. Segredos da noite (The night listener, 2006), de Patrick Stettner: algumas ideias sobre a autoria de uma obra literária
9. O labirinto do fauno (El laberinto del fauno, 2006), de Guillermo del Toro
10. Jogo subterrâneo (2005), de Roberto Gervitz
11. A vida secreta das palavras (La vida secreta de las palabras, 2005), de Isabel Coixet
12. Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of the spotless mind, 2004), de Michel Gondry
13. Os edukadores (Die Fetten Jahre sind vorbei, 2004), de Hans Weingartner
14. Na captura dos Friedmans (Capturing the Friedmans, 2003), de Andrew Jarecki: capturando os Friedmans e algo mais
15. Adaptação (Adaptation, 2002), de Spike Jonze
16. The brown bunny (2002), de Vincent Gallo
17. Lúcia e o sexo (Lucía y el sexo, 2001), de Julio Medem
18. O pântano (La ciénaga, 2001), de Lucrecia Martel
19. O livro de cabeceira (The pillow book, 1996), de Peter Greenaway: escrever em corpos/escrever no papel
20. O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (The cook, the thief, his wife & her lover, 1989), de Peter Greenaway: o bicho cozinheiro
21. Sonata de outono (Höstsonaten, 1978), de Ingmar Bergman: uma conturbada relação mãe-filha
22. Persona (1966) e Gritos e sussurros (Viskningar och rop, 1972) de Ingmar Bergman: duas obras-primas de Bergman
23. Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini
24. O ano passado em Marienbad (L’année dernière à Marienbad, 1961), de Alain Resnais: impossível sair de Marienbad
25. Carta de uma desconhecida (Letter from an unknown woman, 1948), de Max Ophüls: baseado no conto homônimo de Stefan Zweig
26. O triunfo da vontade (Triumph des Willens, 1935), de Leni Riefenstahl
Posfácio
Etiquetas: psicanálise, cinema, crítica