Edição: 1ª Edição
Autor: Ribeiro, Iolanda (Organizador), Viana, Fernanda
Leopoldina (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9789724040110
Ano de Publicação: 2009
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 254
Sinopse
Vivemos um momento da história da humanidade em que assistimos,
simultaneamente, ao pleno reconhecimento da leitura como factor decisivo para o
desenvolvimento individual e coesão social, mas também ao aparecimento de um
tipo de leitor, de características ainda imprevisíveis, que nos alerta para a
crescente responsabilidade dos diferentes mediadores de leitura - Família,
Escola e outros agentes sociais - para uma intervenção que, necessariamente, se
quer mais precoce, e que permita que a formação de leitores se faça de forma
consistente, dada a maior complexificação e exigência que as competências
literácitas vêm assumindo nos nossos dias.
Este reconhecimento
não teria, no entanto, qualquer impacto se não fosse acompanhado do esforço e
mérito dos investigadores e Universidades que procuram suporte científico para
enquadrar a aquisição de comportamentos de leitura e, assim, possibilitar o desenho
de modelos e práticas sustentadas de formação de leitores. É o caso deste
conjunto de artigos que reflectem sobre as questões associadas a esta temática
e. ainda, sobre o papel dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento dos
mecanismos subjacentes à aquisição da leitura e ao seu envolvimento nos
respectivos processos.