-8%

Da limitação da responsabilidade do transportador na convenção de Bruxelas de 1924 - 1ª Edição | 2008
R$199,00 R$183,08
6x de R$33,78    
1x R$183,08 sem juros 2x R$91,54 sem juros
3x R$61,03 sem juros 4x R$49,24 com juros
5x R$39,97 com juros 6x R$33,78 com juros

À vista no boleto por apenas
R$181,25


Marca:: ALMEDINA
Modelo:: Livro
Produto em estoque


Calcule o frete para sua região

Edição: 1ª Edição
Autor: Hugo Ramos Alves
Acabamento: Brochura
ISBN: 9789724034508
Data de Publicação: 01/01/2008
Formato: 23 x 16 x 1.02 cm
Páginas: 152
Peso: 0.27kg


Sinopse

O contrato de transporte de mercadorias é tão antigo como a civilização, manifestando-se em qualquer forma de economia: agrícola, industrial, comercial, comunal, nacional ou internacional, cabendo à circulação material das mercadorias o papel de corporizar a circulação jurídica. Apesar deste carácter universal, este tipo contratual apresenta-se, na actualidade, como um dos tipos contratuais dotados de maior modernidade por força do desenvolvimento que conheceu no seio do Direito Comercial. A especificidade do Direito dos Transportes reside na peculiaridade técnica e/ou física utilizada e no meio em que o transporte é efectuado. No campo marítimo, tal especificidade começou a fazer-se sentir com grande acuidade no princípio do século XIX em virtude da irrupção do fenómeno de multiplicação de cláusulas de exclusão ou limitação da responsabilidade do transportador, as quais tinham, e têm, uma natureza instrumental essencial para o funcionamento da actividade industrial. Procurando dar resposta aos problemas do transporte internacional de mercadorias por mar, bem como ao movimento de proliferação de cláusulas de exclusão e de limitação da responsabilidade, surgem como principais instrumentos legislativos o Harter Act, a Convenção Internacional para a Unificação de Certas Regras em Matéria de Conhecimento de Carga de 1924 e, mais recentemente, a Convenção de Hamburgo de 1976, que se propuseram, por via de regra, conjugar dois interesses concorrentes na expedição marítima: os interesses dos carregadores e os interesses dos transportadores. O presente trabalho corresponde, no essencial, ao relatório de mestrado em Ciências Jurídicas, apresentado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 2005-2006, no âmbito da disciplina de Direito Comercial V - Contrato de Transporte, sob a regência do Senhor Professor Doutor Manuel Januário da Costa Gomes, a quem se agradecem vivamente as críticas e sugestões formuladas aquando da apresentação oral do trabalho. Gostaria ainda de deixar consignado ao Senhor Professor Doutor Januário da Costa Gomes, coordenador do Centro de Direito Marítimo e dos Transportes, um profundo agradecimento pela constante disponibilidade para discutir alguns dos temas versados neste estudo e, sobretudo, por me ter, passe a expressão, apresentado o mundo do Direito Marítimo, bem como pelo incentivo e apoio à publicação do presente trabalho. Lisboa, aos 22 de Fevereiro de 2008. Hugo Ramos Alves
SUMÁRIO
§ 1. Introdução
§ 2. A responsabilidade do transportador de mercadorias por mar - breve excurso histórico
§ 3. Do âmbito de aplicação espacial da CB
§ 4. Do conhecimento de carga e restantes documentos de transporte
§ 5. Da responsabilidade do transportador de mercadorias por mar na CB
§ 6. Segue. Dos casos exceptuados
§ 7. Da limitação de responsabilidade do transportador
§ 8. Conclusões
Bibliografia
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: Direito fiscal, convenção de Bruxelas, Direito portugues