Edição: 1ª Edição
Autor: Pierre Legrand | Ricardo Martins Spindola Diniz (Tradutor)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786588470619
Data de Publicação: 22/11/2021
Formato: 23 x 16 x 1.2 cm
Páginas: 200
Peso: 0.32kg
Sinopse
A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Direito Comparado: compreendendo a compreendê-lo, do Prof. Pierre Legrand, especialista mundialmente reconhecido no tema dos estudos jurídicos comparativos.
Ao questionar a mobilização das ideias de “objetividade” e “verdade”, o ilustre autor desafia o modelo epistemológico que domina a compreensão do Direito estrangeiro.
Em consonância com a análise crítica do que significa compreender o Direito estrangeiro, essa notável obra formula um paradigma alternativo, que enfatiza a contingência radical das decisões do comparativista, cuja atividade sofre diversos constrangimentos cognitivos.
Nas palavras de Pierre Legrand, “O leitmotiv desse livro consiste no ponto de que a articulação da estrangeiridade deve ser enfrentada como um movimento que, enquanto busca negociar sentido para além do si, a registrar uma descontinuidade – o ‘ostraneniye’ de Shklovsky ou o ’Verfremdungseffekt’ de Brecht – quanto ao direito que se é ‘próprio’, nunca consegue implementar por completo um distanciamento em relação ao papel performativo e cinético da comparativista, de modo a evitar a incontornável reinserção do estrangeiro na identidade do si”.
Prefácio
Prostética da tradução
Introdução
I. Mais de um direito
II. A ortodoxia exposta
III. Um excurso acerca da cultura
IV. ‘Objetividade’ e ‘Verdade’
V. O duplo vínculo
VI. O duplo vínculo (bis)
VII. Consequências, perfunctoriamente
VIII. Iteração
IX. CODA
X. FAQ