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Edição: 1ª Edição
Autor: Aliana Aires (Autor)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786550290061
Ano de Publicação: 2020
Formato: 22,8 x 15,8 x 1,2 cm
Páginas: 224
Sinopse
Neste livro, propomos um
novo olhar para um nicho de mercado ainda pouco explorado e com grande
potencial de consumo: a moda plus size. Esta é a primeira obra escrita no
brasil e uma das poucas no mundo a abordar o tema, que foi silenciado e
negligenciado nos contextos acadêmico e mercadológico. Ao longo da modernidade,
a moda promoveu a imagem do corpo feminino magro, branco e jovem como modelo de
beleza, excluindo a consumidora gorda. Esta só é efetivamente incluída no
universo do consumo na última década, quando a moda passa por um processo de
transformação com ênfase na diferença, dando visibilidade a outros corpos,
impulsionada por movimentos de valorização da diversidade que emergem na esfera
contemporânea. Estudamos o mercado plus size no brasil e nos estados unidos.
Com desenvolvimento distinto, o estudo do mercado nos dois países permitiu a
compreensão dos significados associados ao corpo gordo em cada cultura, assim
como a comparação entre a constituição e evolução do segmento em ambos. Para
incluir a mulher gorda, a esfera comunicacional da moda plus size opera
transformações biopolíticas na produção de sentidos conferidos ao corpo gordo,
promovendo as condições para a formação de uma nova identidade da mulher: a
mulher plus size. Um tamanho passa a identificar o sujeito. Desse modo, embora
plus size seja somente um termo mercadológico em língua inglesa para designar
“tamanho grande”, participar do mercado de moda plus size significa assumir um
novo estilo de vida, pois afeta o corpo, o comportamento, a mente e o modo de
viver. O estilo de vida plus size promove a reordenação da vida da mulher
gorda, que é inserida na lógica da performance e celebrada como consumidora,
ganhando existência no e pelo consumo.
Etiquetas: estética, dermatologia, clínica médica, especialidades, cirurgia, beleza, moda