Edição: 1ª Edição
Autor: Vera Lúcia Jacob Chaves (Organizador) | Lúcia Isabel da Conceição Silva (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089059
Data de Publicação: 23/02/2021
Formato: 21 x 14 x 2.4 cm
Páginas: 476
Peso: 0.529kg
Sinopse
Quais questões colocam como urgentes e necessárias para pensar políticas educacionais, formação de professores e práticas docentes no Brasil e na Amazônia? Quais aspectos da cultura e da diversidade brasileiras e amazônidas estão em jogo quando se pensa a educação neste contexto em que grande riqueza natural e sociocultural convive com baixos indicadores sociais, violências, não garantia de direitos e grandes conflitos territoriais e sociais? Estas são questões que, por ângulos distintos, estimulam pesquisadores e pesquisadoras no processo de construção de conhecimentos dos quais resultam os capítulos do livro que você tem em mãos. Estado, política educacional e formação da classe trabalhadora, formação de educadores/as, práticas pedagógicas e processos de resistência dos povos e cultura amazônida, são os grandes temas, densamente discutidos nos textos. Trata-se de uma obra rica e diversa, a exemplo do que é a própria região na qual as pesquisas tomam lugar. Uma contribuição ao debate acadêmico, por se tratar de uma amostra do conhecimento na área educacional produzido na Amazônia brasileira, para além, portanto, dos grandes centros de circulação de conhecimento no Brasil. Boa leitura!!!!
SUMÁRIO
PREFÁCIO 9
Vera Lúcia Jacob Chaves
PARTE 1
– POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, PODER POLÍTICO, GESTÃO, FINANCEIRIZAÇÃO, CARREIRA E SALÁRIO
capítulo 1
ESTADO, POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL: REFLEXÕES PARA A EMANCIPAÇÃO 15
Marilia Pantoja Brito, André Rodrigues Guimarães
capítulo 2
PODER POLÍTICO LOCAL E AS FUNÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO 33
André do Nascimento Lima, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
capítulo 3
EMPRESAS DE CAPITAL ESTRANGEIRO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL NO BRASIL: O CASO DA WYDEN EDUCACIONAL 55
Samantha Castro Vieira de Souza, Vera Lúcia Jacob Chaves
capítulo 4
A FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES NA CONDIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA DO PERÍODO DE 2007 A 2019 79
Reinaldo Antônio do Amor Divino de Souza, Fabíola Bouth Grello Kato
capítulo 5
A GESTÃO EMPRESARIAL E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO: AS EVIDÊNCIAS DA LÓGICA DE MERCADO 99
Olgaises Cabral Maués, Mariza Felippe Assunção
capítulo 6
TIPOLOGIA DAS REGULAÇÕES QUE TRATAM DA CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ 119
Dalva Valente Guimarães Gutierres, Paulo Sérgio de Oliveira Álvares, Danielle Cristina de Brito Mendes, Bruna Letícia Matos Lima
capítulo 7
O SALÁRIO-EDUCAÇÃO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ 139
Felipe Gomes Monteiro, Rosana Maria Gemaque Rolim
capítulo 8
O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: Um levantamento das produções acadêmicas 161
Maria Edilene S. Ribeiro, Evanilde Silva da Costa
PARTE 2 – FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
capítulo 9
RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS COMO TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA 185
Mary Jose Almeida Pereira, Arlete Maria Monte de Camargo
capítulo 10
O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: DILEMAS
E POTENCIALIDADES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM BELÉM, MARITUBA E VIGIA 207
Evaldo Ferreira Rodrigues, Cely do Socorro Costa Nunes
capítulo 11
PERCEPÇÃO DE DOCENTES-PESQUISADORES SOBRE A QUALIDADE NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR 231
Emmanuelle Pantoja Silva, Maély Ferreira Holanda Ramos
capítulo 12
GENEALOGIA DAS DIDÁTICAS DECOLONIAIS NO BRASIL: INDICATIVOS A PARTIR DO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES 247
Alder de Sousa Dias, Waldir Ferreira de Abreu
capítulo 13
A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE VIGOTSKI: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE 265
Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca
capítulo 14
ALFABETIZAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO 285
Tábita Cristina Modesto Nascimento, Mayranda Carvalho Miranda, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
capítulo 15
COMPARTILHANDO LEITURAS: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES 303
Ruanne Fabrícia Torres Ribeiro, Douglas Almeida de Oliveira, Nilo Carlos Pereira de Souza
PARTE 3 – EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE
capítulo 16
FORMAÇÃO HUMANA: CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO 319
Ainete Alcântara Rocha Guedes, Ivys de Alcântara Silva, Damião Bezerra Oliveira
capítulo 17
JOVENS CEGOS TATEANDO OS SEUS PROJETOS DE VIDA: UM ESTUDO SOBRE SUAS REPRESENTAÇÕES 339
Ivany Pinto Nascimento, Lourival Nascimento
capítulo 18
JUVENTUDE, EXPECTATIVAS E OPORTUNIDADES DE INSERÇÃO SOCIAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM BELÉM, PARÁ 361
Lúcia Isabel da Conceição Silva, Adriana Dias de Moura
capítulo 19
EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA PARAENSE: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOCENTE 383
Maria da Conceição dos Santos Costa, Salomão Mufarrej Hage
capítulo 20
ESTADO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: TEMAS, DILEMAS E PARADOXOS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS 405
Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Sônia Maria da Silva Araújo
SOBRE OS AUTORES.