Edição: 1ª Edição
Autor: Andréa Maturano Longarezi (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586089943
Data de Publicação: 15/03/2022
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 316
Peso: 0.527kg
Sinopse
A obra, Antologia do Ensino Desenvolvimental (Livro II) faz parte do projeto editorial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI, que tem como propósito possibilitar acesso a obras inéditas de psicólogos e didatas soviéticos que contribuíram com a elaboração e consolidação da Teoria Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental. Esse é o segundo livro da trilogia homônima que reúne traduções inéditas para a Língua Portuguesa de autores cuja vida, pensamento e obra foram tratados em outra trilogia também organizada pelo grupo: Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro II. A obra reúne traduções de V. P. Zinchenko, A. S. Makarenko, P. I. Zinchenko, L. I. Bozovich, L. A. Venguer, B. F. Lomov, V. S. Mukhina, A. A. Leontiev, M. A. Danilov, I. Ya. Lerner, M. N. Skatkin e M. I. Majmutov. Do total dos doze textos traduzidos para a Língua Portuguesa, dois deles foram traduzidos dos originais em russo (os de P. I. Zinchenko e A. A. Leontiev); e um deles (de V. P. Zinchenko) resultou de uma tradução comparada entre o original em russo e a tradução do inglês. Os nove restantes são traduções do espanhol. A seleção dos textos foi feita com base em um conjunto de critérios, que inclui, em primeiro lugar, o nível de representatividade dos trabalhos, tanto em relação ao desenvolvimento histórico da Psicologia histórico-cultural e da Didática Desenvolvimental, quanto dos próprios autores; em segundo lugar, o ineditismo dos textos em Língua Portuguesa; em terceiro lugar, a viabilidade de ter estudiosos que possuem afinidade com os autores e suas obras para realizar as traduções e revisões técnicas; e, por fim, uma certa unidade teórico-metodológica quando observado o conjunto das produções. Vale destacar que, na maior parte das vezes, existiu, entre os tradutores e revisores, um longo, sistemático e árduo debate técnico, com o propósito de preservar ao máximo a originalidade da obra e do pensamento do Autor.
Sumário
Apresentação 9
Capítulo 1
Teoria psicológica da atividade e psicologia da ação 13
Vladimir Petrovic Zinchenko
Primeira Parte
Ensino desenvolvimental com enfoque na pedagogia
Capítulo 2
A educação pelo trabalho, as relações, o estilo e tom necessários para a coletividade 23
Anton Semionovich Makarenko
Segunda Parte
Ensino desenvolvimental com enfoque na psicologia
Capítulo 3
A memória involuntária e voluntária e as questões da psicologia da aprendizagem 61
Piotr Ivanovich Zinchenko
Capítulo 4
Memorização involuntária e atividade 67
Piotr Ivanovich Zinchenko
Capítulo 5
O problema do desenvolvimento da esfera de motivações da criança 77
Lidia Ilinitchna Bozhovich
Capítulo 6
A formação das capacidades cognitivas na idade pré-escolar 113
Leonid Abramovich Venguer
Capítulo 7
As categorias de comunicação e de atividade na psicologia 127
Boris Fedorovich Lomov
Capítulo 8
Características psicológicas do pré-pré-escolar e do pré-escolar 151
Valeria Sergeevna Mukhina
Capítulo 9
Programa Educacional: Escola 2100 185
Alexei Alekseevich Leontiev
Terceira Parte
Ensino desenvolvimental com enfoque na didática
Capítulo 10
Princípios do Ensino 201
Mikhail Alexandrovich Danilov
Capítulo 11
Métodos de ensino 241
Isaac Ya. Lerner e Mikhail Nikolaevich Skatkin
Capítulo 12
Os meios e procedimentos para ativar
o processo docente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 289
Mirza Ismailovich Majmutov
Sobre tradutores e revisores técnicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309