Quem tem medo de ensinar na educação infantil? em defesa do ato de ensinar - 4ª Edição | 2021
R$68,00
2x de R$34,00    
1x R$68,00 sem juros 2x R$34,00 sem juros

Marca:: Editora Alínea
Modelo:: Livro
Produto em estoque


Calcule o frete para sua região

Edição: 4ª Edição
Autor: Alessandra Arce (Organizador) | Lígia Márcia Martins (Organizador)
Acabamento: Brochura com Sobrecapa
ISBN: 9786557550069
Data de Publicação: 05/01/2021
Formato: 23 x 16 x 1.2 cm
Páginas: 228
Peso: 0.5kg


Sinopse

O novo conceito de educação básica consagrado pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional articula a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já era hora, portanto, de se ultrapassarem as hesitações que separavam a educação das crianças pequenas, dita pré-escolar, daquela desenvolvida nas escolas para os meninos e meninas a partir dos 7 anos de idade. Eis que, finalmente, vem à luz um livro que se posiciona resolutamente a favor da integração plena da educação infantil no campo do ensino institucionalizado, de acordo com um projeto político-pedagógico que assegure, a todas as crianças, o direito de acesso ao patrimônio cultural da humanidade naquilo que ele tem de mais avançado: o saber sistematizado e cientificamente fundamentado.
Apresentação

Capítulo 1
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o Espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos
Alessandra Arce

Capítulo 2
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos
Lígia M. Martins e Alessandra Arce

Capítulo 3
Especificidades do Desenvolvimento Afetivo-cognitivo de Crianças de 4 a 6 Anos
Lígia M. Martins

Capítulo 4
O Ensino Escolar e o Desenvolvimento da Atenção e da Vontade: superando a concepção organicista do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Nadia Mara Eidt e Marcelo Ubiali Ferracioli

Capítulo 5
A Educação e a Alfabetização
Márcia Regina Goulart da S. Stemmer

Capítulo 6
A Linguagem Infantil: oralidade, escrita e gêneros do discurso
Maria Sílvia Cintra Martins

Capítulo 7
Ouvir e Viver Histórias na Educação Infantil: um direito da criança
Diane Valdez e Patrícia Lapot Costa

Capítulo 8
O Lúdico no Ensino da Matemática na Perspectiva Vigotskiana do Desenvolvimento Infantil
José R. B. Giardinetto e Janeti M. Mariani
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: Educação infantil, Ensino, Pedagogia