Antonio Gramsci e a pesquisa educacional - 1ª Edição | 2022
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Modelo:: Livro
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Edição: 1ª Edição
Autor: Márcia Aparecida Jacomini
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786559660728
Data de Publicação: 10/05/2022
Formato: 1 x 14 x 0.21 cm
Páginas: 260
Peso: 0.286kg


Sinopse

Antonio Gramsci e a pesquisa educacional De Márcia Aparecida Jacomini No Brasil, há um número considerável de estudos sobre a circulação das ideias de Antonio Gramsci. Esses estudos tenderam a destacar a circulação das ideias de Gramsci no interior dos partidos políticos e dos movimentos sociais. Até o momento não havia nenhum estudo exaustivo sobre essa presença no pensamento pedagógico brasileiro. A publicação Antonio Gramsci e a Pesquisa Educacional, de Márcia Aparecida Jacomini, preenche essa lacuna de modo competente. Não apenas mapeia as teses e dissertações sobre políticas educacionais que fizeram uso de categorias gramscianas, como investiga os autores e obras citadas, as edições dos escritos gramscianos utilizadas, os conceitos mobilizados e o modo como o foram. O resultado da obra é um mapa abrangente, o estudo mais completo sobre os usos de Gramsci no pensamento educacional brasileiro. A pesquisa revelou a vitalidade de um pensamento que ainda se faz presente com força nos estudos sobre políticas educacionais. Revelou, também, e a autora destaca isso em sua conclusão, que ainda há um longo caminho a percorrer para um uso mais consistente desse pensamento. Tais conclusões permitem não apenas estabelecer um diagnóstico desse campo disciplinar. Elas também indicam um caminho a ser percorrido e contribuem, desse modo, para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. No pensamento gramsciano, educação ou “relação pedagógica”, conforme ele a designa em sentido amplo, não se reduz à educação escolar. Os questionamentos sobre a educação são, portanto, indissociáveis de seu projeto global, do problema da hegemonia, do bloco histórico, da cultura, dos intelectuais, do Estado, das classes subalternas.
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Etiquetas: EDUCAÇÃO, BRASIL, GRAMSCI, ANTONIO, INFLUÊNCIA, PESQUISA EDUCACIONAL, 1891-1937, SOCIALISMO E EDUCAÇÃO