Edição: 1ª Edição
Autor: Sheila Hue (Organizador) | Maria Berbara (Organizador) | Renato Menezes (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586253573
Data de Publicação: 20/01/2021
Formato: 23 x 16 x 1.7 cm
Páginas: 296
Peso: 0.3kg
Sinopse
Breve experiência de colonização francesa centrada em uma pequena ilha na baía de Guanabara, a França Antártica gerou um corpus textual e iconográfico de grande impacto tanto em seu próprio tempo como nos séculos subsequentes. Neste livro, 12 ensaios analisam distintos aspectos desse impacto. Debruçando-se sobre diferentes suportes, tais como manuscritos, livros impressos, panfletos, gravuras, pinturas e talha em madeira, num percurso interdisciplinar e global que inclui relatos de viagem, narrativa contemporânea, poesia épica, balé modernista, catecismos tupi, entre outros gêneros do discurso, os textos revelam-nos aspectos pouco explorados dessa peculiar aventura.
Organizadores:
Maria Berbara, professora do Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é organizadora e tradutora de Cartas escolhidas, de Michelangelo Buonarroti (Editora da Unicamp, 2009).
Renato Menezes, mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é doutorando em História e Teoria da Arte pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (Ehess).
Sheila Hue, professora do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é responsável pela edição comentada de 20 Sonetos, de Luís de Camões (Editora da Unicamp, 2018).
sumário
apresentação
Maria Berbara, Renato Menezes e Sheila Hue............................................. 11
introdução – frança antártica em perspectiva
Ronaldo Vainfas .......................................................................................................... 17
parte 1
letras e música
1. o relato de viagem e a questão dos gêneros literários:
o exemplo de as singularidades da frança antártica
Frank Lestringant...................................................................................................... 55
2. o canibal de andré thevet relido por alberto mussa
Izabela Leal e Rafaella Dias Fernandez.......................................................... 77
3. o emprego da “amenidade” como lugar de descrição da
natureza e homens em jean de léry
Marcello Moreira........................................................................................................ 91
4. descrições da música indígena na frança antártica
(1555-1570): estratégias literárias de andré thevet e
jean de léry
Paulo Castagna ........................................................................................................... 107
França Antártica.indb 9 04/12/2020 13:49:38
5. hipóteses sobre origem e forma de transmissão das
orações em tupi de andré thevet (1575/1586):
o caso de “le symbole des apôtres”
Ruth Monserrat e Cândida Barros..................................................................... 153
parte 2
imagens multivalentes da frança antártica
6. representando o tupinambá e o comércio de pau-brasil
no rouen do século xvi
Amy Buono .................................................................................................................... 183
7. a frança antártica como teatro da diferença
Maya Suemi Lemos ................................................................................................... 203
8. sobre o polifemo de pierre richer:
a frança antártica e o canibalismo do outro
Maria Berbara............................................................................................................. 225
9. os franceses na guanabara e os relatos fundacionais
do rio de janeiro
Sheila Hue..................................................................................................................... 235
10. a morte e o nu do indígena: pintura histórica
e arte da memória
Paulo Knauss................................................................................................................ 255
11. jean de léry e paul claudel: entre dois mundos
Vera Beatriz Siqueira................................................................................................ 271
lista de figuras.......................................................................................................... 285
sobre os autores....................................................................................................... 291