Edição: 1ª Edição
Autor: Manon Salles (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786559661589
Data de Publicação: 04/05/2023
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 330
Peso: 0.4kg
Sinopse
Museologia da Moda - Acervos e coleções no Brasil, de Manon Salles (org.)
O vestir, as roupas e a moda são temas que revelam verdadeiras pontes para histórias pessoais e memórias afetivas, nos atravessando enquanto público e pesquisadores de maneiras muito particulares. Por outro lado, esses assuntos também fazem parte de imaginários carregados de glamour, que muitas vezes parecem distantes de muitos.
Ao refletirmos sobre roupas, adornos e peças têxteis em espaços museológicos, trazemos à tona o conceito de moda como campo de conhecimento e de estudo, potencializando assim a ideia da moda como cultura, que possui seus próprios dispositivos educativos e artísticos. O livro Museologia da moda: Acervos e coleções no Brasil, organizado por Manon Salles e escrito à várias mãos, se apresenta em um profícuo momento para fertilizar tais discussões, ao mesmo tempo em que encara desafios de pensar como trabalhar com acervos desse tipo no Brasil, jogando luz sobre como os museus podem ser compreendidos não só como espaços de memória e salvaguarda, mas também em sua permeabilidade, podendo ter seus espaços e coleções ativados por perspectivas contemporâneas e inovadoras.
Ousando afirmar o que certa vez questionou Maria Claudia Bonadio, moda é, sim, coisa de museu, e é preciso cada vez mais pensarmos sobre isso no Brasil.
Hanayrá Negreiros
Curadora-adjunta de moda do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
SOBRE A AUTORA: Manon Salles é doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. Graduada em Artes Plásticas, com curso de especialização em Moda. Mestranda em Museologia no PPMUS-UNIRIO. Idealizadora e coordenadora do seminário Moda: uma abordagem museológica, realizado desde 2018 através da Escola de Museologia da UNIRIO em parceria com a EBA/ UFRJ e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi responsável pela documentação e conservação dos acervos têxtil/moda no Instituto Zuzu Angel (2016-2019), entre outros.
Com artigos de Hildegard Angel, Heloisa Barbuy, Manon Salles, Ivan Coelho de Sá, Maria do Carmo Rainho, Flávio Bragança, Ana Audebert, Mara Rubia Sant’Anna, Rita Morais de Andrade, Eliane Marchesini Zanatta, Susanne Pinheiro Dias, Maria Luisa Soares, Gabriela Lúcio, Ruth Levy, Alan Júnior Zabel, Kahina Thirsa Hostin, Victor Armando Baumann, Ana Paula Carvalho, Muna Raquel Durans, Sophie Kurkdjian, Stéphanie Ovide, Ana Cristina de Oliveira