Direito e arte na sala escura: o encontro do cinema e a lei - 1ª Edição | 2021
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Edição: 1ª Edição
Autor: Antonio Minhoto (Organizador) | Clayton Pegoraro (Organizador) | Lenio Luiz Streck (Organizador) | Paulo Papini (Organizador)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786559080830
Data de Publicação: 27/04/2021
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 270
Peso: 0.431kg


Sinopse

É muito provável que o caro leitor, assim pego de surpresa, não saberá responder quem foi Reginald Rose. Bem, entre os amigos mais íntimos, ele era chamado de Reggie. Reggie Rose nasceu em 10 de dezembro de 1920, era nova-iorquino, serviu as forças armadas americanas e alcançou o posto de Primeiro-Tenente. Findo o serviço militar, Reggie iniciou carreira no entretenimento, especificamente no cinema. Foi produtor e roteirista. Escreveu quase uma centena de filmes e séries de televisão, mas seu nome sempre será lembrado na antologia do cinema por conta do clássico “Doze Homens e uma Sentença” (1957), muito certamente a obra mais citada quando o assunto é o Direito, a Justiça e que, quase que invariavelmente, encontra desfecho num instigante drama de tribunal. Trata-se de um dos gêneros mais consagrados na Sétima Arte, tão habilmente realizado pela indústria de Hollywood, mas evidentemente explorado na cinematografia de diversos países pelo mundo. Voltando ao nosso querido Reggie Rose, em certa entrevista ele revelou: “Era um cenário tão impressionante e solene, em uma grande sala de tribunal com painéis de madeira, com um juiz de cabelos prateados. Isso me nocauteou. Fiquei maravilhado. Eu estava no júri de um caso de homicídio culposo e tivemos uma discussão terrível e furiosa de oito horas na sala do júri. E pensei: ‘Uau, que cenário para um drama!’” Foi assim, portanto, que Reggie teve a ideia de escrever “Doze Homens e uma Sentença”, que viria a ser indicado para os Oscars de melhor filme, direção (do brilhante Sidney Lumet) e, claro, roteiro. Duas informações importantes: 1. Reggie Rose não tinha qualquer formação jurídica; 2. este escrevinhador convidado para prefaciar esta obra também não – sou jornalista e crítico de cinema. Reggie, movido pela experiência prévia de compor um júri, conseguiu com precisão e destreza manifestar todas as emoções, conflitos, certezas e incertezas para contar a história que vemos em “Doze Homens e uma Sentença”.
SUMÁRIO

Prefácio.............................................................................................................. 7

Alfredo Attie DISTOPIA – 2016 ..............................................................................................10

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL – 1964 ..............................................16

VIVEMENT DIMANCHE! (De repente, num domingo) – 1983........................21

Ana Pinho

A FONTE DAS MULHERES (La Source das Femmes) – 2011 ............................27

QUINZE ANOS E MEIO (Patrick 1.5) – 2008 ..................................................32

PROMESSAS DE UM NOVO MUNDO (Promises) – 2001 ..............................37

Antonio Minhoto AS DUAS FACES DE UM CRIME (Primal Fear) – 1996 ..................................43

O REVERSO DA FORTUNA (Reversal of Fortune) – 1990 .................................47

O SENHOR DAS ARMAS (Lord of War) – 2005 ................................................50

Audrey Ferrante OS INTOCÁVEIS (The Untouchables) – 1987 ......................................................55

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO (Tesis sobre un homicídio) – 2013....................59

V DE VINGANÇA (V for Vendetta) – 2005..........................................................63

Clayton Pegoraro

CAPITÃO PHILLIPS (Captain Phillips) – 2013 ...................................................67

HOTEL RUANDA (Hotel Rwanda) – 2004 .........................................................71

PONTE DOS ESPIÕES (Bridge of spies) – 2015 ..................................................75

David Siena

O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather) – 1972..............................................80

TROPA DE ELITE – 2007 .................................................................................86

MILAGRE NA CELA 7 (7. Koğuştaki Mucize) – 2019..........................................95

Gabrielle Kolling A GAROTA DINAMARQUESA (The Danish Girl) – 2015 .................................99

MEU AMIGO NIETZSCHE – 2012.................................................................104

SUMÁRIO 5 SICKO – SOS SAÚDE (Sicko) – 2007 ...............................................................108

Gustavo Racy A GAROTA NEGRA (La Noire de...) – 1966......................................................115

PASQUALINO SETE-BELEZAS (Pasqualino Settebellezze) – 1975 ...................119

CAFARNAUM (Cafarnaum) – 2018 .................................................................124

José Rubens Demoro BLADE RUNNER (Blade Runner) – 1982 ........................................................131

O MERCADOR DE VENEZA (The Merchant of Venice) – 2004 .......................135

SEÇÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA (Section Speciale) – 1975 ..............................140

Lênio Streck

AS PORTAS DA JUSTIÇA (Porte Aperte) – 1990 ..............................................144

1984 (Nineteen Eighty-Four) – 1984 ...................................................................151

FAHRENHEIT 451 (Fahrenheit 451) – 1966 e 2018 .........................................155

Lucia Helena Bettini

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS (La Lengua de Las Mariposas) – 1999 ...............161

GREEN BOOK: O GUIA (Green Book) – 2018 ...............................................166

SUPREMA (Suprema – on the basis of sex) – 2018 ..............................................171

Mara Regina ASCENSOR PARA O CADAFALSO (Ascenseur pour L’échafaud) – 1958...........175

FESTIM DIABÓLICO (Rope) – 1948................................................................181

OS MISERÁVEIS (Le Miserable) – 2019.............................................................187

Maria Garcia DIREITO E CINEMA: A AÇÃO TRANSFORMADORA DA TELA E O DIREITO À LIBERDADE.......................................................193

Miguel Machado DOUTOR JIVAGO (Doctor Zhivago) – 1965 ....................................................201

EU SOU A LENDA (I Am Legend) – 2008........................................................204

SEABISCUIT, ALMA DE HERÓI (Seabiscuit) – 2003 ......................................207

Paulo Papini e Mário Papini 12 HOMENS E UMA SENTENÇA (12 Angry Men) – 1957.............................211

A QUALQUER PREÇO (A Civil Action) – 1998 ..............................................215

O VENTO SERÁ TUA HERANÇA (Inherit the Wind) – 1960 .........................220

Silvia Minhoto

A VIDA DOS OUTROS (Das Leben der Anderen) – 2007..................................222

EU, DANIEL BLAKE (I, Daniel Blake) – 2016 .................................................226

GRANDES OLHOS (Big Eyes) – 2014...............................................................230

Taís Clares e Catia Dias

CARANDIRU – 2003 .......................................................................................234

ERIN BROCKOVICH: UMA MULHER DE TALENTO (Erin Brockovich) – 2000 .....................................................................................239

TEMPOS MODERNOS (Modern Times) – 1936 ..............................................244
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Etiquetas: 9786559080830, Direito, arte, cinema, lei, Attié, Alfredo, Lênio Streck