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Simplificando a semiologia pediátrica - dicas práticas - 6ª Edição | 2019
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Marca:: Thieme Revinter
Modelo:: Livro
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Edição: 6ª Edição
Autor: Denis Gill | Niall O'Brien
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788554651244
Data de Publicação: 18/10/2018
Formato: 19 x 12 x 2.5 cm
Páginas: 312
Peso: 0.45kg


Sinopse

Completamente revisada, esta é a edição atualizada de um livro muito querido, que construiu uma sólida reputação por seu tom descontraído e divertido ao longo de seis edições. Crianças são diferentes. Pediatria é muito mais do que medicina miniaturizada. Comentários sobre a edição anterior: “Um livro muito útil para graduandos, residentes e profissionais que trabalham com crianças. Me diverti muito durante a leitura.” “O livro é repleto de ilustrações maravilhosas e dicas relevantes e divertidas, com citações, como frases de Sir Dominic Corrigan (1853): ‘O problema com muitos médicos não é que eles não saibam o suficiente, mas que eles não enxergam o suficiente’ ou o conselho para ensinar sua língua a dizer ‘eu não sei’ (Rabbi Moses Maimonides ou Rambam, 1135-1204). Utilizei este livro para meus exames em pediatria no último ano, e ele foi muito relevante. Nos faz lembrar do conteúdo mais importante e essencial – anamnese e exame – e, é claro, a termos um comportamento amigável.” Novo nesta edição: - Completamente atualizado - Nova seção de “Uma Questão de Cincos” - Pequeno glossário de termos latinos Características-chave: - Capítulos leves e curtos - Exemplos clínicos de técnicas de exames - Dicas úteis e seções em tópicos - Checklists clínicos - Ilustrações simples
1. Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  1
Crianças e médicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Pediatria “veterinária”. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
Metas e objetivos em pediatria. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
As sete idades das crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Crianças no hospital. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Três pilares do diagnóstico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
2. Anamnese. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
Ouvindo as mães. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
Dicas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
Exemplo de anamnese . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
Deixe a criança falar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
Conversando com os pais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .27
Dando más notícias aos pais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
3. Examinando a criança. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
O código do exame. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
O que não fazer. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
Apontar para a parte que dói. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
Reunindo as informações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
Eu não sei. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
Lógica diagnóstica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
Identificando Síndromes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48
4. Exame em diferentes idades. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
Recém-nascido. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
Exame de seis semanas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
A criança com doença aguda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
A criança assustada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83

xii
Sumário
5. Exame dos sistemas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  87
O tórax. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
O sistema cardiovascular. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .104
O abdome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .116
Examinando os gânglios linfáticos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .131
Avaliação clínica do sistema imunológico. . . . . . . . . . . . . . . . . .133
Orelha, nariz, boca e garganta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .133
Pele, cabelo e unhas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .141
Exame neurológico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .150
Sistema musculoesquelético. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .170
Os olhos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .187
Cirurgia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .196
6. Mensuração de progresso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199
7. Hidratação e nutrição. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209
Detectando e determinando a desidratação . . . . . . . . . . . . . . .209
Nutrição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .214
8. Avaliação do desenvolvimento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 219
3 meses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .220
4 a 5 meses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .221
6 a 8 meses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .221
9 a 10 meses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .223
12 meses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .225
18 meses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .226
3 anos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228
4 anos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228
9. Exame das eliminações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229
A inspeção clínica das fezes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .229
Preste atenção na urina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .231
10. Usando seus sentidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
Uma cacofonia de choros. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .235
Um senso de diagnóstico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .238
O toque diagnóstico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .239
A última palavra. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .239
xiii
Sumário
11. Dicas e tópicos pediátricos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241
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Ruim Bom

Etiquetas: Pediatria e puericultura, pediatria, obesidade infantil, medicina pediátrica, semiologia médica, urgências pediátricas, hospital infantil, endocrinologia, metabologia, nutrição infantil, puericultura, diagnóstico de obesidade, nutrição, tratamento de obesidade, livro de medicina, livro de obesidade, ciências da saúde, neonatalogia, neonatal, perinatologista, perinatologia, recém-nascido