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Marca:: PACO EDITORIAL
Modelo:: Livro
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Edição: 1ª Edição
Autor: Odair Vieira da Silva (Autor)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586476361
Ano de Publicação: 2020
Formato: 21 x 14 x 0.9 cm
Páginas: 172
Peso: 0.22kg


Sinopse

“Teoria Crítica, Neoliberalismo e Educação: análise reflexiva da realidade educacional brasileira a partir de 1990” analisa as reformas neoliberais impostas pelas corporações e pelos organismos financeiros supranacionais, como o FMI e o Banco Mundial, e suas consequências para educação escolar brasileira, a partir da década de 1990. O autor reflete sobre como nas últimas décadas as propostas neoliberais têm se intensificado e se cristalizado nos espaços escolares, determinando posturas empresariais à educação, favorecendo o predomínio da razão instrumental, da adaptação e do conformismo a realidade da ordem econômica e social vigente. Esta publicação é destinada a estudantes, professores, profissionais e interessados pelo tema.
Apresentação
Prefácio
Introdução
Capítulo 1: Considerações sobre o conceito de formação (bildung)
Capítulo 2: Bildung, halbbildung e educação: análise crítica da formação sob o enfoque da escola da Frankfurt
Capítulo 3: Análise histórica da evolução do pensamento liberal e ascensão da doutrina neoliberal
Capítulo 4: Educação, neoliberalismo e semiformação: análise da manipulação ideológica da formação a partir da reforma educacional brasileira de 1990
Considerações finais
Referências
Nota: HTML não suportado.
Avaliação
Ruim Bom

Etiquetas: teoria crítica, neoliberalismo, educação, capital, teoria educacional, educação brasileira