1x | R$70,00 | sem juros | 2x | R$35,00 | sem juros |
Edição: 1ª Edição
Autor: Ana Carolina Carlos de Oliveira
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788594773418
Data de Publicação: 28/06/2019
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Páginas: 315
Peso: 0.435kg
Sinopse
3.5. DELITO PLURIOFENSIVO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52
3.6. TUTELA DE UMA FUNÇÃO: GARANTIR O CONFISCO E
FACILITAR A INVESTIGAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
3.6.1. Apesar das críticas, é possível abdicar da Lei? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
3.7. LAVAGEM DE DINHEIRO COMO NOVA GERAÇÃO
DE DELITOS: BEM JURÍDICO COMO MÉTODO DE
INTERPRETAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
3.8. CONCLUSÕES PARCIAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
CAPÍTULO 4
ANÁLISE DOS VERBOS TÍPICOS DA LAVAGEM DE DINHEIRO. . 65
4.1. LAVAGEM COMO PROCESSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65
4.2. OCULTAR E DISSIMULAR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
4.2.1. Ocultar e dissimular como finalidade do tipo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
4.2.2. Ocultar e dissimular como ofensa à administração da justiça . . . . . . . . . . . . 72
4.3. CONVERTER EM ATIVOS LÍCITOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
CAPÍTULO 5
PROPOSTA DE DISTINÇÃO ENTRE OS TIPOS PENAIS. . . . . . . . . . 77
5.1. PROPOSTA: IDENTIFICAÇÃO DE DOIS TIPOS DISTINTOS . . . . . 77
5.1.1. Condutas acessórias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
5.1.2. Ocultação como participação em etapa preparatória ou pós-consumativa . . 85
5.1.3. Condutas nucleares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91
5.1.4. Proporcionalidade das penas e proposta de redação típica . . . . . . . . . . . . . . 92
CAPÍTULO 6
FAVORECIMENTO À LAVAGEM E TIPO ESPECÍFICO DE
OMISSÃO DE INFORMAÇÕES. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
6.1. A CRIAÇÃO DE UM DELITO DE OMISSÃO PRÓPRIA . . . . . . . . . . . 99
6.2. OCULTAR INFORMAÇÕES: SENTIDO TÍPICO DE
COLABORAÇÃO NA LAVAGEM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
CAPÍTULO 7
PRESSUPOSTOS DA REALIZAÇÃO OMISSIVA DA LAVAGEM
DE DINHEIRO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107
7.1. LAVAGEM DE DINHEIRO COMO DELITO DE RESULTADO . . . . 107
7.2. LAVAGEM POR OMISSÃO PRÓPRIA OU COMISSIVA POR
OMISSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
7.3. DEVER DE INTERROMPER A OPERAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111
CAPÍTULO 8
CONCLUSÕES PRELIMINARES. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
PARTE II - COMISSÃO POR OMISSÃO
CAPÍTULO 1
APROXIMAÇÃO À TEORIA DOS DELITOS OMISSIVOS. . . . . . . . . 119
CAPÍTULO 2
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CONCEITO DE OMISSÃO. . . . . . . 123
CAPÍTULO 3
IDENTIDADE NORMATIVA ENTRE AÇÃO E COMISSÃO
POR OMISSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
3.1. IDENTIDADE NORMATIVO-ESTRUTURAL ENTRE AÇÃO E
COMISSÃO POR OMISSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
3.2. TIPO PENAL COMO SEDE DA COMISSÃO POR OMISSÃO . . . . . 135
3.3. NORMATIVISMO E DELITOS OMISSIVOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
3.4. SÍNTESE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
CAPÍTULO 4
GARANTE: ELEMENTO ESPECÍFICO DA COMISSÃO POR
OMISSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
4.1. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA TEORIA DAS
POSIÇÕES DE GARANTE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 148
4.2. FONTES MATERIAIS DO DEVER DE GARANTE . . . . . . . . . . . . . . . 151
4.2.1. Função de proteção de um bem jurídico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 151
4.2.2. Dever de controle e vigilância de uma fonte de perigo . . . . . . . . . . . . . . . . 152
CAPÍTULO 5
GARANTE EM VIRTUDE DE LEI ADMINISTRATIVA?. . . . . . . . . . . 155
5.1. FONTES FORMAIS DO DEVER DE GARANTE: LEI E CONTRATO 155
5.2. APARENTE RETOMADA DA TEORIA FORMAL DO DEVER
DE GARANTE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158
5.3. CRÍTICA À TEORIA FORMAL DO DEVER DE GARANTE . . . . . . . 160
5.3.1. A lei extrapenal não cria deveres de garante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162
5.3.2. Ponderação sobre a relevância da lei para o dever de garante . . . . . . . . . . . 166
5.3.3. Relevância da lei para a restrição do dever de agir . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167
5.3.4. Implicações para o delito de lavagem de dinheiro em comissão por omissão 171
5.4. CONCLUSÕES PARCIAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
CAPÍTULO 6
RELEVÂNCIA DA LEI EXTRAPENAL. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
6.1. ACESSORIEDADE ASSIMÉTRICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
6.2. IDÊNTICAS FINALIDADES DE PROTEÇÃO DA NORMA . . . . . . . 182
6.3. IMPORTÂNCIA DA LEI EXTRAPENAL PARA DEFINIR
ATIVIDADES DE RISCO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .184
6.4. IMPORTÂNCIA DA LEI EXTRAPENAL PARA O ELEMENTO
SUBJETIVO DO TIPO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 187
6.5. BALANÇO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
CAPÍTULO 7
A APLICAÇÃO DO ART. 13, § 2o, DO CÓDIGO PENAL. . . . . . . . . . 191
7.1. A (DES)NECESSÁRIA REDAÇÃO LEGAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191
7.2. ART. 13, § 2o, E A FALTA DA EXPRESSÃO “EQUIVALENTE” . . . . . 193
7.2.1. A falta da expressão “equivalente” se resolve pela causalidade normativa e
pelo conceito de comissão por omissão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
7.2.2. Art. 13, § 2o, e a referência expressa à lei . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200
7.3. BALANÇO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 205
CAPÍTULO 8
OMISSÃO COMO DELITO DE DOMÍNIO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
8.1. SOBRE A PARTICIPAÇÃO POR OMISSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208
8.2. RELAÇÃO DE DOMÍNIO NO CONTEXTO EMPRESARIAL . . . . . 213
CAPÍTULO 9
GARANTE PELA CONEXÃO COM O BEM JURÍDICO. . . . . . . . . . . 217
9.1. DEVER DE PROTEÇÃO DE UM BEM JURÍDICO . . . . . . . . . . . . . . 218
9.2. ASSUNÇÃO DE UMA FUNÇÃO DE PROTEÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . 220
CAPÍTULO 10
DEVER DE CONTROLE E VIGILÂNCIA SOBRE UMA FONTE
DE PERIGOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 223
10.1. EMPRESA COMO FONTE DE PERIGO? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 224
10.2. DEVER DE VIGILÂNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 226
10.2.1. Sobre o foco de perigo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228
10.2.2. Sobre pessoas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
10.2.3. Delegação de responsabilidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232
10.2.4. Responsabilidades hierárquicas: exemplos de casos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
a) empregado de instituição financeira suspeita da lavagem, realiza a operação e não comunica 238
b) empregado que observa a ação suspeita de outro e não comunica ao superior . . . . . . . . . . . . 245
c) o empregado cancela operação suspeita de lavagem, mas não comunica o órgão interno de
prevenção 247
d) o empregado aplica negligentemente as regras básicas de prevenção que correspondem ao
seu treinamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247
e) o empregado repassa as informações ao seu superior, que não informa o órgão de
inteligência financeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247
f) o empregado não recebe o treinamento adequado ou não dispõe de meios para identificar
as operações suspeitas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
g) empresa que tolera sua utilização para a prática da lavagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249
10.3. CONCLUSÕES PARCIAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249
CAPÍTULO 11
INGERÊNCIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
11.1. COMPORTAMENTO PRÉVIO QUE INCREMENTA O RISCO . . . . 255
11.2. DEVERES DE ASSEGURAMENTO E SALVAMENTO NA
INGERÊNCIA: DEVER DE DENUNCIAR OPERAÇÕES JÁ
CONSUMADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
11.3. REQUISITOS RESTRITIVOS DA INGERÊNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . 264
11.4. CONCLUSÕES PARCIAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264
CAPÍTULO 12
COMPETÊNCIA INSTITUCIONAL E POR ORGANIZAÇÃO. . . . . . 267
12.1. COMPETÊNCIA POR ORGANIZAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 269
12.1.1. Responsabilidade por organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 271
12.1.1.1. Dever de assegurar a própria esfera de organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 273
12.1.1.2. Ingerência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274
a) Consequências da tese de Jakobs sobre ingerência para a lavagem de dinheiro em
comissão por omissão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 277
12.1.1.3. Assunção de função de proteção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278
a) Consequencias Consequências da tese de Jakobs sobre assunção para a lavagem de
dinheiro em comissão por omissão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
12.1.2. Competência por organização como critério geral de imputação dos
delitos comissivos por omissão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
12.2. COMPETÊNCIA INSTITUCIONAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 283
12.2.1. Exposição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 283
12.2.2. Crítica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 285
12.2.3. A omissão de informações na lavagem de dinheiro não é delito de infração
de dever . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
12.3. GARANTE POR ASSUNÇÃO: A TESE RESTRITIVA DE SILVA
SÁNCHEZ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 289
12.3.1. Assunção pessoal do dever de proteção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290
12.3.2. Dever legal e ausência de assunção pessoal: gestão de posições jurídicas
pré-configuradas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
12.3.3. Paralelos entre assunção e responsabilidade por organização . . . . . . . . . . . . 299
12.4. GESTÃO DE POSIÇÕES JURÍDICAS PRÉ-CONFIGURADAS:
DOPICO GÓMEZ-ALLER . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .301
12.5. CONCLUSÕES PARCIAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
CAPÍTULO 13
SÍNTESE: SUJEITO OBRIGADO COMO GESTOR DE UM
ÂMBITO DE PERIGO AGRAVADO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309
CAPÍTULO 14
CONCLUSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 313
Etiquetas: lavagem de dinheiro, evasão fiscal, omissão de informações, crime tributário, crime fiscal