-8%
Acabamento: Brochura
ISBN: 9789724059921
Ano de Publicação: 2015
Formato: 23 x 16 x 2,5 cm
Páginas: 400
Sinopse
(...) No prefácio que escrevi para "A Sociedade em Rede em
Portugal" (uma década atrás), livro pioneiro que antecedeu e motivou o
presente estudo, afirmei que vai ser preciso, nos sistemas de educação,
transformá-los para que se aprenda também eficazmente a ler e a escrever na
internet. A sociedade que o não fizer, que não acompanhar e transformar o
sentido do que é educar no século XXI, acolhendo e assumindo esta mudança, fica
irremediavelmente no século passado, envolta nos seus extremos e nas suas
angústias existenciais. Para que tal não aconteça é preciso igualmente pensar
um regime de serviço público, de certificação do conhecimento disponível, para
a informação. A primeira Enciclopédia, mais tarde as bibliotecas públicas, mais
recentemente ainda o serviço público de radiodifusão e das televisões, foram
tentativas conseguidas, na sua época, de resguardar e preservar o espírito do
interesse público geral. Hoje, mais do que nunca, urge complementar esse regime
com um equivalente dedicado à informação que circula pelos computadores que
comunicam via internet. De outro modo, veremos a identidade cultural diluir-se
no consumo, e os cidadãos e os seus direitos ser progressivamente fragilizados
face aos novos deveres ditados pelas necessidades "informacionais".
Estamos a observar uma rápida mudança que faz lembrar uma transição de regime.
Mas o mundo será o que os cidadãos fizerem dele. Temos de entender o tempo em
que vivemos e perceber como chegámos aqui. É este o contributo essencial do
estudo que agora se dá a conhecer ao público. Janeiro de 2015 João Caraça -
Director da Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian
Etiquetas: sociologia, psicologia, comportamento, história contemporânea, ciências humanas, psiquiatria
Produtos relacionados
Portugal, uma sociedade de classes - polarização social e vulnerabilidade - 1ª Edição | 2013
Temas actuais da sociologia do trabalho e da empresa - 1ª Edição | 2015
- 13x de R$31,04
no boleto
Comunicação 2.0 - como o poder da web influencia decisões e desafia modelos de negócio - 1ª Edição | 2014
- 6x de R$33,78
no boleto
Modelos de negócio e comunicação social - 1ª Edição | 2016
- 9x de R$30,59
no boleto
Ver, compreender, analisar as imagens - 1ª Edição | 2007
- 6x de R$33,78
no boleto