Edição: 1ª Edição
Autor: José Antônio Francisco (Autor)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586476453
Ano de Publicação: 2020
Formato: 21 x 14 x 0.7 cm
Páginas: 148
Peso: 0.2kg
Sinopse
“Reflexões sobre os modelos de seleção de gestor escolar: escola pública” expõe por meio de embates teóricos e pesquisa de campo quais são os modelos de seleção de gestor escolar no âmbito nacional e local e quais os são mecanismos de participação social nas escolas com a finalidade de promover reflexões sobre a gestão escolar democrática, analisando como se efetiva as relações entre o poder público e os modelos de seleção de quem gere a escola. A relevância desta temática se constitui na medida em que contribui para o desenvolvimento científico, situando especificamente um município do extremo norte do país onde predomina a interculturalidade entre nativos e colonizadores. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, gestores e interessados pelo tema.
Apresentação
Introdução
1. Natureza do objeto da pesquisa
1. Justificativa
2. Problemática
3. Objetivos
4. Situando a pesquisa
2. Marco teórico
1. Conceituando gestão escolar democrática
2. Gestão democrática participativa e sua história
3. Órgãos de participação social na democratização da escola
4. Associação de Pais e Mestres
5. Grêmio Estudantil
6. Modelos de escolha de gestor escolar
7. Modelos de seleção de gestor escolar no Brasil
8. O papel do gestor escolar
3. Marco metodológico
1. População-alvo e amostra
2. Instrumentos de coleta de dados – ICD
3. Análise de dados da pesquisa de campo
Conclusão
Recomendações
Referências