Edição: 1ª Edição
Autor: Anna Carolina Lo Bianco | Angela Vorcaro | Cássio Eduardo Soares Miranda | Cláudia Bechara Fröhlich | Cláudia Perrone | Cristiana Carneiro | Cristóvão Giovani Burgarelli | Dayanna Pereira dos Santos | Larissa Costa Beber Scherer | Luciana Gageiro Coutinho | Maralice de Souza Neves | Marcelo Ricardo Pereira | Márcio Rimet Nobre | Maria Cristina Poli | Nádia Laguárdia De Lima | Natália Costa Leite | Simone Zanon Moschen | Rinaldo Voltolini (Organizador) | Rose Gurski (Organizador) | Christian Dunker (Coordenador)
Acabamento: Brochura
Ano de Publicação: 2020
Formato: 23 x 16 x 2.5 cm
Páginas: 350
Peso: 0.57kg
Data de Lançamento: 20/10/2020
Sinopse
A EDITORA CONTRACORRENTE tem a satisfação de publicar mais um volume da coleção “PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO”, coordenada pelos Professores Christian Dunker e Ana Cristina Dunker.
O título “RETRATOS DA PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO” vem coroar um intenso trabalho de pesquisas e intervenções liderado pelo Grupo de Trabalho “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Organizada por Rinaldo Voltolini e Rose Gurski, dois expoentes da Psicanálise contemporânea brasileira, a obra traz textos de diversos psicanalistas e pesquisadores-docentes que lideram a necessária discussão do encontro da psicanálise com a educação.
Desde Freud entende-se que buscar a consistência teórica e o rigor das formulações próprias à ciência, em consonância com os desafios políticos e sociais de cada época, constitui o fundamento maior da presença da psicanálise no campo científico e cultural. As autoras e os autores, imbuídos também pelo compromisso com os modos atuais de sofrimento psíquico, interrogam: como enlaçar psicanálise, educação, pesquisa e política?
Trata-se, pois, de uma obra que, para além de seus méritos acadêmicos, constitui uma valiosa intervenção no debate público atual.
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
PARTE I - A PESQUISA PSICANALÍTICA NA UNIVERSIDADE E NO BRASIL
Psicologia e psicanálise no Brasil: ainda um lugar para o sujeito
Anna Carolina Lo Bianco
PARTE II - OS DIFERENTES CAMINHOS NA PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
A psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos
Marcelo Ricardo Pereira
Do ensaio-flânerie à escuta-flânerie:contribuições ao campo das pesquisas em psicanálise e (socio)educação
Cláudia Perrone
Rose Gurski
A psicanálise na pesquisa sobre a formação de professores: sujeito e saber
Rinaldo Voltolini
PARTE III - A PESQUISA PSICANALÍTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO
Lições de pedra no sertão da linguagem: a contagem na formação continuada de professores
Cláudia Bechara Frölich
Simone Zanon Moschen
Mal-estar na escola e a aposta docente: encontros e desencontros
Larissa Costa Beber Scherer
Cristiana Carneiro
Psicanálise aplicada à educação e formação de professores: a conversação como método de pesquisa-intervenção
Cássio Eduardo Soares Miranda
A pesquisa psicanalítica como intervenção na formação continuada de professores de língua inglesa
Maralice de Souza Neves
Natália Costa Leite
PARTE IV -A INFÂNCIA E O INFANTIL NA PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Linguagem, Psicanálise e Educação: de infans a falante
Cristóvão Giovani Burgarelli
Dayanna Pereira dos Santos
O dizer de crianças que não falam
Ângela Vorcaro
Por que esta criança não para quieta? Mal-estar de professores ante o corpo pulsional
Cristiana Carneiro
PARTE V -A PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NO CAMPO DA ADOLESCÊNCIA
A adolescência nas ocupações de escolas: novos enlaçamentos no discurso?
Luciana Gageiro Coutinho
Maria Cristina Poli
A escuta de adolescentes como dispositivo de resistência à lógica da cultura digital
Nádia Laguárdia de Lima
Márcio Rimet Nobre
AUTORES