Edição: 1ª Edição
Autor: Cleidson de Jesus Rocha (Autor)
Acabamento: Brochura
ISBN: 9786586476668
Ano de Publicação: 2020
Formato: 21 x 14 x 1.2 cm
Páginas: 248
Peso: 0.32kg
Sinopse
Em “Educação, Dialética e Horizonte Crítico em Theodor Adorno: A pedra que caiu no rio” reúne ensaios que têm em comum a intenção de cumprir uma exigência de transmissão e de escritura, de não esquecer dos mortos, dos vencidos e não deixar calar a voz dos excluídos. O autor resgata a teia adorniana da constatação dos efeitos da razão instrumental; destaca o conceito adorniano da Dialética Negativa, retoma as ideias adornianas em favor de uma educação contra a barbárie; e mapeia a defesa de Theodor Adorno de uma educação emancipatória. Esta publicação é destinada a pesquisadores, professores, profissionais e interessados pelo tema
Apresentação
Capítulo I
Razão instrumental, civilização tecnológica e condição humana: diagnóstico de tempo na teoria crítica de Theodor Adorno
Capítulo II
Indústria cultural em Theodor Adorno e Max Horkheimer: sua fundamentação filosófica e contextual
Capítulo III
Tempo de incertezas: elementos para uma educação emancipatória na perspectiva da teoria crítica de Theodor Adorno
Capítulo IV
Notas sobre magia e técnica, arte e política na perspectiva do ensaio a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin
Capítulo V
A dialética negativa e o pensamento da não identidade: Adorno contra Hegel
Capítulo VI
Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor Adorno
Capítulo VII
Educação em Adorno: Auschwitz como lição e exigência de um novo imperativo moral
Capítulo VIII
A invenção discursiva da Amazônia: das crônicas iniciais às narrativas políticas
Capítulo IX
Identidade e imaginário Ribeirinho: a reinvenção dos papéis sociais a partir da escolarização improvisada em práticas heterodoxas
Considerações finais
Referências bibliográficas