Edição: 1ª Edição
Autor: J. M Nobre-Correia
Acabamento: Brochura
ISBN: 9789724077901
Ano de Publicação: 2019
Formato: 23 x 16 x 1,5 cm
Páginas: 368
Sinopse
A partir dos anos 1960-70, as inovações tecnológicas surgiram a
uma velocidade vertiginosa tal que provocaram aquilo a que alguns ousaram
chamar «a revolução dos média».
Por seu lado, esta
«revolução» causou uma proliferação dos média «tradicionais», antes que viessem
juntar-se-lhes os nascidos da digitalização e da internet. O que suscitou uma
fragmentação das audiências, uma queda das receitas publicitárias de cada média
e uma aceleração vertiginosa da concorrência. Com evidentes consequências na quantidade
e na qualidade da informação vinda a público, nas formas de tratamento da
informação e nos contornos que o jornalismo tomou.
À proliferação dos
média sucedeu um gigantesco movimento de concentração que os fez escapar cada
vez mais a editores cuja atividade única, ou pelo menos principal, se situava
no sector dos média, para entrarem na órbita de meios financeiros e
industriais. As noções de liberdade da informação e de liberdade de informar,
assim como as de independência da informação e de pluralismo da informação,
tomaram desde logo nova acuidade. E é destes aspetos essenciais à existência de
uma autêntica sociedade democrática que tratam os textos aqui reunidos.