Edição: 1ª Edição
Autor: Daniel Okrent
Acabamento: Brochura
ISBN: 9789724413730
Ano de Publicação: 2008
Formato: 23 x 16 x 1,5 cm
Páginas: 332
Sinopse
Embora os primeiros “ombudsmen” – termo que designa os
representantes dos leitores nos jornais dos Estados Unidos – do jornalismo
americano tivessem aparecido nos anos 60 do século XX, o New York Times, no
entanto, recusou firmemente durante mais de três décadas contratar também um,
invocando a suposta obrigação dos seus próprios editores de representar os
leitores.
No entanto, em
2003, após uma longa série de delitos jornalísticos cometidos pelo jornalista
Jayson Blair no The New York Times, o diretor, Howell Raines, foi afastado. No
próprio dia em que entrou em funções – 3 de Julho de 2003 – o novo diretor
executivo, Bill Keller, anunciou a criação do lugar de provedor do leitor.
Assim, em Setembro
desse ano Daniel Okrent é convidado para o cargo, que aceitou.
Este livro é uma
antologia dos artigos que Okrent publicou no The New York Times durante o tempo
que exerceu essas funções (de Outubro de 2003 a Maio de 2005), escritos
nascidos de investigações ou objeções que recebeu dos leitores ou de pessoas
que tinham sido referidas pelo jornal.
Trata-se assim de
uma obra de reflexão sobre a ética e o papel do jornalismo na sociedade.